Membranas cerâmicas para microfiltração e ultrafiltração de líquidos
Edição Nº 75 - Julho/Agosto de 2015 - Ano XIV
Esta notícia já foi visualizada 2586 vezes.


Membranas cerâmicas para microfiltração e ultrafiltração de líquidos



por Carla Legner


Diversos processos são utilizados para microfiltração e/ou ultrafiltração de líquidos, um deles é através de membranas cerâmicas. São produtos que fazem parte do grupo das membranas sintéticas ou artificiais. De acordo com Marcelo Bueno, regional manager da Toray do Brasil, existe basicamente dois tipos de membranas sintéticas, as orgânicas feitas com materiais poliméricos, e as inorgânicas onde se classificam as membranas cerâmicas, vidro, aço inox, carbono etc. 
Rodrigo A. Villas Boas, senior process eng. & project manager da Pall do Brasil frisa o processo de funcionamento e fabricação das membranas, “São elementos de filtração tangencial produzida a partir da sinterização do oxido de alumina (Alfa-alumina) produzindo um suporte poroso, onde é aplicado uma camada de membrana (também sinterizada) com cut-off definido. Esta camada de membrana pode ser de alfa-alumina ou oxido de zircônia dependendo do cut-off desejado.” 
São utilizadas nas mais variadas indústrias, principalmente onde as condições de filtração ou limpeza são extremas ou exista a necessidade de trabalhar com alto nível de sólidos suspensos, como no ramo de bebidas e alimentos, petroquímica, biotecnologia, fármacos, biofarma e tratamento de efluentes. Na indústria de bebidas e alimentos, por exemplo, podem ser utilizada para a recuperação de cerveja da levedura, clarificação de sucos e separação de polpas, clarificação de açúcar líquido, microfiltração de leite, separação de água e óleo (emulsões), entre outros procedimentos. 
As membranas cerâmicas funcionam como qualquer outra membrana de filtração tangencial para aplicação de micro e/ou ultrafiltração, conseguem manejar altos níveis de sólidos suspensos no lado retentado. Devido a precisa distribuição de poros, pode fazer separações muito eficientes como fracionamento e remoção de bactérias.



Aplicações e vantagens
As membranas cerâmicas conseguem manter fluxos elevados, minimizando os fenômenos de sujidade ou incrustações e sendo regeneradas com um amplo espectro de elementos reativos e condições de limpeza química. Alé ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade