O perigo pode estar à sua frente
Edição Nº 76 - Setembro/Outubro de 2015 - Ano XIV
Esta notícia já foi visualizada 3797 vezes.


O perigo pode estar à sua frente



Carla Legner
Um veículo possui basicamente quatro filtros de troca constantes: óleo, ar de motor, combustível e ar de cabine. Os filtros de cabine são como um purificador de ar, é um item bastante importante em um veículo, uma vez que as pessoas acabam passando horas em um congestionamento, fechadas em um ambiente pequeno ventilado ou refrigerado pelo ar externo que está carregado de poluentes das grandes cidades. Também é um dos únicos itens que está ligado diretamente à saúde e o bem estar dos ocupantes do veículo.
Também conhecidos como filtros habitáculo ou anti-pólen, os filtros de cabine, bloqueiam as menores partículas que possam causar algum tipo de alergia ou reação que podem ser absorvidas pelo muco respiratório ou pelas vias nasais, podendo atingir os brônquios provocando problemas à saúde, além de separar e isolar a entrada do ar externo do veículo permitindo a entrada de ar limpo para o habitáculo do veículo. 





Criado originalmente na Europa os filtros de cabine receberam o nome de filtros de pólem pois a região européia possui um clima que favorece as estações bem definidas, e na primavera o ar fica com excesso de pólem causando alergia em algumas pessoas, porém ao longo do tempo e a expansão desta aplicação para outras regiões e veículos, os filtros de cabine assumem funções muito mais abrangentes como impedir a entrada de partículas de material orgânico como folhas, resíduos de galhos, fragmentos de papel, e outros materiais que podem ser utilizados como matéria prima para a fabricação de alimento para ácaros e outros microrganismos que se alimentam deste material e encontrando no habitáculo de ar condicionado o ambiente adequado para proliferação.
Em um ambiente fechado e isolado como um veículo, onde todo o interior é acarpetado e todos os bancos e portas são revestidos por tecido, a população destes microrganismos é imensa, e com o filtro é possível diminuir a fonte de alimentos reduzindo consideravelmente a população destes indivíduos.
“Devido ao considerável aumento do tráfego global e ao inevitável agravamento dos níveis de poluição, estamos expostos ao ataque de muitos poluentes que invadem o interior dos veículos através dos dutos de ventilação ou do ar condicionado. A exposição prolongada a um elevado nível de poluição é desagradável e pode até ter um efeito prejudicial sobre a saúde dos ocupantes do automóvel”, desta ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade