Umicore, Mahle e Continental desenvolvem pesquisa na área de eficiência energética
Edição Nº 76 - Setembro/Outubro de 2015 - Ano XIV
Esta notícia já foi visualizada 1490 vezes.


Umicore, Mahle e Continental desenvolvem pesquisa na área de eficiência energética





Novas tecnologias para a melhoria da eficiência energética dos veículos e combustíveis é objeto de estudo da Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos e especialista em controle de emissões da América do Sul, e das sistemistas globais Mahle e Continental. Os componentes em desenvolvimento foram apresentados em um carro conceito na área de exposição, durante o Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (SIMEA), que aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto, no WTC Events Center, em São Paulo (SP).
Alinhada às necessidades das fabricantes de otimizar o uso da energia, atingir as metas do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto) e aos anseios da sociedade por veículos mais econômicos e limpos, a pesquisa pretende desenvolver e testar novas tecnologias para aquecer o combustível com mais eficácia. Reduzir as emissões de poluentes e o consumo de gasolina e etanol são os principais objetivos do estudo.
“Embora a meta seja demonstrar soluções técnicas, sem qualquer aliança comercial entre as empresas, a parceria entre a Umicore, Mahle e Continental viabilizará a criação de novos componentes, sistemas e estratégias que poderão equipar veículos em curto espaço de tempo”, avalia Cláudio Furlan, gerente de Vendas da Umicore. “É uma grande oportunidade para desenvolver catalisadores automotivos dimensionados para ambientes de exaustão mais limpos, agregando mais valor aos produtos dos nossos clientes”, acrescenta Miguel Zoca, gerente de aplicação e desenvolvimento do produto.
Para a realização do trabalho foi criado um veículo conceito, no qual os novos componentes são testados e comparados aos seus similares. Novas estratégias de calibração do motor otimizadas para as novas tecnologias também são aplicadas durante o processo.
O trabalho é realizado no Centro Tecnológico de Emissões Veiculares da Umicore, em Americana, interior de São Paulo. 
O laboratório é o único da América do Sul e conta com estrutura moderna, atendendo à demanda de fabricantes de autopeças e montadoras de veículos leves e pesados de dentro de fora do país.  


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade