Filtros para sistema de resfriamento na indústria
Edição Nº 77 - Novembro/Dezembro de 2015 - Ano XIV
Esta notícia já foi visualizada 10970 vezes.


Filtros para sistema de resfriamento na indústria



Carla Legner


Praticamente todos os processos industriais, independente do segmento de mercado, geram calor em suas atividades e estes precisam ser controlados. A forma mais econômica, até hoje encontrada, é a de controlar a geração de calor através da utilização de água para resfriamento com o auxílio de sistemas chamados de torres de resfriamento (evaporative cooling tower) que podem ser aplicados em conjunto com sitemas trocadores de calor ou chillers.
As torres de resfriamento são equipamentos desenvolvidos para transferir o calor residual contido em um fluido, proveniente de um processo produtivo, para a atmosfera, cujo o objetivo principal é resfriar os fluidos para que o mesmo retorne ao processo ou seja adequadamente descartado. Normalmente são encontradas e fabricadas em fibra de vidro, porém, também são encontradas em concreto, madeira, aço carbono, aço inox e outros materiais. São compostas principalmente por carcaça, enchimentos de contato, eliminadores de gotas e ventiladores.
Valdir Montagnoli, representante da Laffi Filtration explica que atualmente, o uso em torres de resfriamento representa um dos maiores pontos para reúso da água em aplicações industriais e comerciais. “Como já sabemos, as torres de resfriamento têm como finalidade remover calor de sistemas de uma enorme variedade de processos industriais que geram calor excessivo. Embora toda torre de resfriamento reutilize continuamente a água, elas ainda podem consumir de 20% a 30% do volume total de água do sistema devido a evaporação e ao dreno de fundo. Uma operação otimizada e uma manutenção adequada dos sistemas de torre de resfriamento podem proporcionar significante economia no consumo de água”, completa. 

O processo de funcionamento
O fluido é resfriado pela troca térmica entre ele e o ar que passa por dentro da torre de resfriamento. Para auxiliar essa troca térmica há um enchimento de contato chamado popularmente de “recheio”, esse enchimento tem a função de fazer com que a água fique por mais tempo em contato com o ar de forma a resfria-la. O ar que passa por dentro da torre é devido a um ventilador instalado no topo do equipamento de forma a sugar o ar para dentro da torre.
As torres de resfriamento podem ter formato quadrado, retangular ou redondo, além d ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade