Filtros nos motores a diesel e biodiesel: bom para o veículo e para o meio ambiente
Edição Nº 78 - Janeiro/Fevereiro de 2016 - Ano XIV
Esta notícia já foi visualizada 9474 vezes.


Filtros nos motores a diesel e biodiesel: bom para o veículo e para o meio ambiente



por Suzana Sakai
Baixo consumo e capacidade para acelerações mais fortes são as principais vantagens dos motores movidos a diesel e a biodiesel. Se por um lado essas características podem representar benefícios, por outro, a alta taxa de poluentes gerada por esse tipo de combustível pode significar um grande problema para as montadoras de veículos que desejam investir nesse segmento. 
Recentemente, a Volkswagen, maior fabricante de carros do mundo, enfrentou uma grande crise de imagem e econômica, que culminou, inclusive, na renúncia do presidente mundial da montadora, Martin Winterkorn, por instalar em vários modelos a diesel, de forma deliberada, um programa de computador projetado para burlar os limites de emissões de gases. O escândalo demonstra a importância de se investir em sistemas de filtragem adequados. “As falhas nos sistemas de filtragem de diesel levam a danos principalmente nos componentes móveis do sistema como injectores e unidades, no qual os resíduos podem obstruir as passagens impedindo o fluxo adequado do combustível. Com esta obstrução em um injetor, podemos ter o aumento de pressão em outros furos causando danos no motor, assim como um aumento dos níveis de poluentes, pois não será injetada a quantidade correta de diesel levando a uma queima inadequada, enfim, um problema de filtros passa a ser um problema ambiental”, explica Rodolfo Cafer, da Mahle Metal Leve. 




Mesmo com o desenvolvimento de combustíveis de queima mais limpa, os contaminantes ainda são uma importante preocupação quando se trata destes sistemas. “A deterioração do combustível é inevitável. Contaminantes são introduzidos no sistema de combustível por meio de mistura, transferência e armazenamento”, alerta a gerente de vendas da Baldwin Filters, Laine Craco. “O uso de filtro adequado, seguindo o período de troca correto e com produto de qualidade, é a receita para se preservar o meio ambiente. Filtros de baixa qualidade, além de danificar o sistema de injeção do motor causando grande prejuízo, também inevitavelmente irão poluir mais”, complementa André Gonçalves, engenheiro mecânico e consultor técnico da Mann+Hummel.




Combustível
Segundo Rodolfo Cafer, os filtros utilizados nos motores diesel e biodiesel são iguais, a diferença básica entre os dois combustíveis são as fontes de obtenção dos mesmos. O biodiese ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade