Filtrado
Edição Nº 78 - Janeiro/Fevereiro de 2016 - Ano XIV
Esta notícia já foi visualizada 2137 vezes.


Filtrado



Abrafiltros apresenta programa Descarte Consciente no Sincopeças-SPPara que o comércio varejista de autopeças conheça o trabalho desenvolvido pela Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais  desde 2012, com o programa de Descarte Consciente dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, que está presente nos Estados de São Paulo, Paraná e Espírito Santo, o presidente do Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejistas de Peças e Acessórios no Estado de São Paulo) que representa 25 mil lojas, Francisco de La Tôrre, se reuniu com a equipe da entidade do setor de filtros.
O projeto conduzido pela Abrafiltros atendeu inicialmente a Resolução SMA 038/2011, que estabeleceu a implantação de logística reversa dos filtros de óleo lubrificante automotivo no Estado de São Paulo, entre outros produtos. Essa Resolução foi substituída pela SMA 045/2015, em junho de 2015. Em novembro de 2012, o Estado Paraná também criou edital semelhante a São Paulo e, em novembro de 2014, o Espirito Santo a logística reversa incluindo também os filtros.
Até novembro de 2015, o programa de Descarte Consciente já reciclou mais de 4,56 milhões de filtros com a logística reversa que atende às exigências ambientais, cumprindo as metas estabelecidas com os governos estaduais por meio de Termos de Compromisso.
A reunião permitiu que o presidente do Sincopeças-SP conhecesse toda a operação que envolve o programa, uma vez que a legislação que está prestes a ser regulamentada sobre a destinação correta de resíduos sólidos abrangerá toda a cadeia, inclusive o comércio varejista como solidário e co-responsável. “É muito importante saber que já existe um projeto bem estruturado como este da Abrafiltros, pois o varejo precisa se preparar porque a lei vai abranger toda a cadeia”, revela La Tôrre.
Segundo o gestor do programa de Descarte Consciente da Abrafiltros, Marco Antonio Simon, entidades como Sincopeças-SP podem vir a firmar convênio com a Abrafiltros para participarem do programa. “Para isso, será feito um estudo para analisar as necessidades, aspectos logísticos, financeiros e formas de ampliação do programa”, explica o gestor.
O programa da Abrafiltros tem avançado e aumentado o universo, bem como o volume reciclado de filtros usados de óleo lubrificante automotivo.  Este ano serão recolhidas mais de 720 toneladas de filtros, em 74 municípios e mais de 1.100 pontos de coleta.
Especificamente no ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade