Vida longa para os motores
Edição Nº 79 - Março/Abril de 2016 - Ano XIV
Esta notícia já foi visualizada 1793 vezes.


Vida longa para os motores



por Suzana Sakai


É melhor prevenir do que remediar. O alerta desse velho ditado pode ser aplicado nas mais variadas situações, inclusive no que diz respeito à conservação dos veículos, afinal, investir em sistemas de alta qualidade e na manutenção adequada é mais vantajoso do que consertar um motor danificado.Neste contexto, o filtro de óleo lubrificante é considerado como um componente de grande importância para garantir vida longa ao motor. Sua função é reter as diversas partículas e impurezas existentes no circuito de lubrificação gerado pelo uso do motor, tais como oxidantes, partículas de metal, poeira e sujeiras. “A manutenção do sistema de lubrificação com a troca do óleo e o filtro é a coisa mais importante que você pode fazer para garantir a sua longevidade. Sem a manutenção adequada do sistema de lubrificação em apenas um curto período de tempo podem ocorrer danos e falhas no desempenho”, alerta o gerente de vendas da Donaldson no Brasil, Fábio Moura. Em outras palavras, pode-se dizer que o filtro do óleo lubrificante é um equipamento vital para proteger o motor contra impurezas contidas no óleo sujo. “Utilizando o filtro apropriado e de qualidade se reduz as paradas por mau funcionamento do sistema de lubrificação e por consequência os gastos com reparos do motor”, afirma a gerente de vendas da Baldwin Filters, Laine Cracco.  A troca do óleo e do filtro deve ser realizada de forma conjunta, para evitar a contaminação do óleo, como explica o engenheiro mecânico e consultor técnico da Mann+Hummel, André Gonçalves: “O filtro do óleo é responsável por reter e manter o circuito de lubrificação do motor isento de impurezas que causam danos. Sua substituição deve ser realizada junto com a troca de óleo do veículo. Quando este procedimento não é observado, o óleo recém-colocado no cárter tem sua durabilidade reduzida devido à contaminação do óleo novo com o óleo velho que estava dentro do filtro não substituído e nas galerias de lubrificação que ficam cheias quando o filtro não é removido”. Os filtros devem ser trocados de acordo com a recomendação do fabricante do equipamento. Seja ele industrial ou automotivo este intervalo de troca é especificado no manual do veículo. “No caso do filtro do óleo, a substituição deve ser feita sempre que o óleo for trocado, já que o filtro retém as impurezas dispersas no óleo durante o funciona ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade