Como conseguir o crescimento sustentável da sua empresa
Edição Nº 79 - Março/Abril de 2016 - Ano XIV
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Como conseguir o crescimento sustentável da sua empresa



por Alexandre Slivnik

Para obter um crescimento sustentável da sua organização, muitas vezes, a estratégia mais eficaz está em melhorar a atitude das pessoas que ali trabalham. Não importa qual seja o seu negócio, se colocar questões emocionais, a possibilidade de fidelizar o consumidor é muito maior.Um restaurante pode ter, além de comidas ótimas, um atendimento e um ambiente extraordinários. Uma funerária (para ir a outro extremo) pode ter um atendimento humanizado, dando suporte emocional à dor das famílias. Um seguro de carro, por exemplo, sempre é feito pensando que não queremos usar. Mas quando precisarmos usar, é o momento que a empresa tem para mostrar que é ótima e dar todo o suporte (especialmente emocional) para que esse cliente supere essa adversidade.Em tempos difíceis, e cada vez mais desafiadores que o país passa, estar próximo do consumidor, principalmente além daquilo que ele vê e sente, passou a ser uma missão que vai garantir a sobrevivência.  Por isso, as empresas que visam se tornar competitivas e saudáveis para seguir em frente em 2016, devem olhar para a estratégia de transformar clientes em fãs. Um potencial comprador, quando tem experiências memoráveis, além de voltar a sempre comprar aquela determinada marca, trará novos compradores, fazendo com que a empresa, mesmo sem um grande marketing, possa crescer organicamente.O grande segredo para chegar até o cliente, de forma intangível, está justamente no valor que ele vê no preço que paga por determinado produto ou serviço. Quanto maior o valor que isto possui, mais poderá ser o preço que a empresa cobra dele.Essa aproximação pode ser obtida por meio de experiências em que são levadas em consideração as sensações e memórias. Por exemplo, uma loja com algum perfume típico que já se tornou parte da sua característica, como acontece na MMartan, AnyAny e outras grandes marcas.Quem nunca assistiu a reportagem citando os fãs da Apple naquelas filas intermináveis, só para ser o primeiro a adquirir o mais novo modelo do telefone? Por que? Para ter a experiência da primeira compra. Ou, apostando ainda mais nos campos das emoções, vamos citar os parques de Orlando. Cerca de 90% dos hóspedes de um hotel da Disney já se hospedaram antes e 70% dos visitantes que estão nos parques, já estiveram ali antes. O segredo desta indústria milionária? Proporcionar experiências memoráveis.Com esse posicionamento, a empresa ganha muito. O relacionamento será bem melhor, pois o cliente passa a “advogar” a favor da marca. Al ...


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