Filtro tipo cartucho para a linha de processos
Edição Nº 80 - Maio/Junho de 2016 - Ano XV
Esta notícia já foi visualizada 2186 vezes.


Filtro tipo cartucho para a linha de processos




O mercado oferece, hoje, inúmeras opções para filtração, uma delas é o filtro de cartucho. São elementos filtrantes utilizados para filtração e tratamento de água, isto dependendo do tipo de composto que forma o elemento filtrante, passando de cartuchos de polipropileno (pré-filtragem) para retenção de particulado sólido, até cartucho recarregável. São utilizados em tratamentos de água com quantidades elevadas de ferro, manganês, cálcio, etc. 
“O elemento filtrante tipo cartucho é um cilindro poroso permeável que pode ter diversas dimensões. Eles são montados em vasos de pressão com diversos tamanhos e matérias primas, usados para separar sólidos de líquidos, em processos de purificação de fluidos em geral. Esses elementos são utilizados em diferentes segmentos de fabricação: filtração de alimentos, produtos farmacêuticos, tintas, óleos, etc”, completa Marcelo F. Prado, gerente de produtos da 3M Purification.
Cartuchos filtrantes podem ser aplicados em ampla gama de processos industriais, comerciais e municipais. As principais aplicações são: Água Potável ou de Processo, Alimentos e Bebidas, Químico e Petroquímico, Tintas e Vernizes, Farmacêutico Humano e Veterinário, Biotecnologia, Papel e Celulose, Auto Montadoras e Indústria Geral.
De acordo com Eduardo Zanizzelo, representante da Beckins Filtros, os filtros cartucho podem ser fabricados em diversos materiais como polipropileno, poliéster, poliéstersulfona, carvão ativado, resina mista, catiônica e aniônica. Estes elementos filtrantes necessitam sempre de uma carcaça para acomodação, estas carcaças fabricadas em polipropileno ou estireno-acrilonitrila, com diâmetro de 2 ½” ou 4 ½” e alturas de 5”, 10” ou 20”. Existem ainda opções de cartuchos filtrantes em materiais sinterizados, carbon block, entre outros. Já no caso de carcaças filtrantes ou vasos de pressão, existe ainda as opções em aço carbono e aço inoxidável e com diversas alturas, diâmetros e quantidade de catuchos internamente.

Como funcionam
Rogério De Luca, gerente de produção da Pentair W ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade


+55 11 4475-5679 | 11 97140-7485

© 2001 - 2017 Todos os direitos reservados | By L3ppm