Parâmetros utilizados em filtração
Edição Nº 80 - Maio/Junho de 2016 - Ano XV
Esta notícia já foi visualizada 1017 vezes.


Parâmetros utilizados em filtração



por Anderson V. da Silva


Em nossa edição anterior de Meio Filtrante, iniciamos com a seção Filtração de A a Z, e trouxemos como tema as abordagens de filtração de superfície x filtração de profundidade x filtração tangencial, além de comentarmos também sobre as diferenças existentes entre filtração nominal e absoluta. Nesta edição traremos informações e conceitos sobre os principais parâmetros utilizados em filtração, quer seja para um dimensionamento ou para operação do sistema.

Vazão
A vazão é uma unidade de medida muito utilizada no segmento de filtros, e que norteiam diretamente o tamanho do filtro a ser utilizado e sua capacidade de filtragem.
Segundo estudos apresentados em 2010 pela revista Control Engeneering, a vazão é a terceira grandeza e parâmetro mais medida em processos industriais, atrás apenas da presão e da temperatura. E suas aplicações são bem variadas, sendo muito utilizada no segmento de filtros em geral, quer sejam residencial, automotivo, industrial ou tratamento de água e efluentes.
A vazão pode ser ainda dividida em duas categorias, sendo elas: vazão volumétrica e vazão mássica, sendo que a primeira é mais utilizada em nossos segmento de mercado.
- Vazão volumétrica: Conceitualmente é definida pela quantidade de fluido (liquído ou gasoso) que passa por uma secção em uma determinada unidade de tempo.
As unidades volumétricas mais comuns são: m3/s, m3/h, l/h, l/min, GPM (galões por minuto), entre outras. 
- Vazão mássica: É definida como sendo a quantidade em massa de um fluido que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. As unidades de vazão mássica mais utilizadas são: kg/s, kg/h, t/h e lb/h. 
A vazão é uma grandeza normalmente medida indiretamente, ou seja, uma outra grandeza associada à vazão é a grandeza realmente medida, e a vazão é calculada em função do valor obtido. Por isso, ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade