Ceará inaugura unidade para geração e tratamento de Biogás
Edição Nº 80 - Maio/Junho de 2016 - Ano XV
Esta notícia já foi visualizada 906 vezes.


Ceará inaugura unidade para geração e tratamento de Biogás



A Ecofor Ambiental inaugurou, a primeira etapa da unidade para captação e tratamento do biogás produzido no Aterro Municipal Oeste de Caucaia (ASMOC). O sistema de tratamento de gás natural renovável, quando em plena atividade, terá capacidade de produção de 150.000 m³/dia de biometano, tornando-se a segunda maior unidade do gênero do país. Com investimento privado de R$100 milhões, o projeto deve ser concluído no segundo semestre de 2017.
O diretor geral da Marquise Ambiental – empresa que controla a Ecofor e outras 10 empresas de serviços ambientais no país, Hugo Nery, ressalta o caráter inovador da iniciativa “A destinação inadequada dos resíduos sólidos gera problemas de saúde e ambientais. Transformar o lixo em insumos para a economia é um caminho que precisa ser trilhado. A Ecofor, assim como toda a Marquise Ambiental, busca encontrar soluções que agreguem valor aos resíduos e os transforme em benefícios para a sociedade. Esse é o caso da GNR Fortaleza”, explica Nery. A administração e operação da unidade são de responsabilidade da Ecofor.
Com a instalação da GNR Fortaleza, mais de 610 toneladas de gás carbônico deixarão de ser lançadas na atmosfera anualmente, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa e contribuindo positivamente para as futuras gerações.
A geração de energia renovável pode substituir os combustíveis fósseis, utilizados para abastecer veículos e indústrias, reduzindo passivos ambientais e atribuindo selo verde - ecoetiqueta que atesta a qualidade ecológica e socioambiental de um produto ou serviço -  à matriz de tratamento.

Em construção, a unidade gera mais de 150 empregos diretos e outros 400 indiretos. Em funcionamento, serão 25 empregos diretos e mais de 100 indiretos. 

 


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade


+55 11 4475-5679 | 11 97140-7485

© 2001 - 2017 Todos os direitos reservados | By L3ppm


Biometano
O Biometano (CH4) tem alto poder combustível e é resultante da concentração do biogás. Em termos de combustível automotivo, tem comportamento igual ao GNV (Gás Natural Veicular). Automóveis ou veículos de carga podem utilizá-lo quando adaptados com as mesmas tecnologias de conversão de motores a GNV.