Filtros de ar automotivo e a sua importância para a saúde do motor
Edição Nº 81 - Julho/Agosto de 2016 - Ano XV
Esta notícia já foi visualizada 2193 vezes.


Filtros de ar automotivo e a sua importância para a saúde do motor



por Cristiane Rubim
A função do filtro de ar é ser um guardião do motor automotivo, porque ele impede a entrada de contaminantes nele, como poeira, fuligem, areia e demais impurezas, ao separá-los e eliminá-los, deixando o ar isento de partículas nocivas. Essa proteção garante que só ar limpo chegue aos sistemas do motor e à câmara de combustão, por onde entra ar também na quantidade ideal para a mistura ar/combustível equilibrada com uma queima perfeita.
Todo esse processo evita desgaste prematuro nas partes móveis do motor e prolonga sua vida útil. Além disso, trocar o filtro de ar quando precisa evita o aquecimento do motor, a perda de potência do veículo, o consumo exagerado de combustível e o aumento de emissão de gases na atmosfera. É este conhecimento que precisa chegar até o consumidor, que ainda não tem muita consciência da importância não só dos filtros de ar, mas de óleo e de água inclusive, o que pode pesar no seu bolso e no do meio ambiente também.  

O fato é que o filtro de ar liga o ambiente externo com a parte interna do motor, que é um sistema fechado no qual as partes móveis não têm contato com o ambiente. Segundo Rodolfo Cafer, inspetor técnico da Mahle Metal Leve, o único contato ocorre justamente pelo ar atmosférico utilizado na mistura com o combustível para convertê-lo em energia mecânica através da queima. 
O filtro de ar melhora o desempenho do motor e o consumo de combustível. Um filtro sujo dificulta a entrada de ar no motor, o que piora o rendimento (potência) e aumenta o consumo de combustível e a emissão de gases, podendo também causar danos no motor. Cafer diz que, para um bom filtro de ar ser funcional, deve trabalhar em faixas de restrição e retenção que atendam às especificações e necessidades do motor. “A restrição é a obstrução, ou seja, a dificuldade que o filtro irá impor para o ar entrar. Enquanto a retenção é a quantidade, tamanho e tipo de partículas que o filtro irá reter”, esclarece.

Localização e processo

Segundo Carlos Canova, diretor de engenharia e responsável técnico de produtos, e Ronilso Toledo, supervisor de Assistência Técnica, ambos da Sogefi, os filtros de ar ficam dispostos dentro do conjunto de aspiração, formado pela carcaça, elemento filtrante ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade