Sistemas de filtragem Tipo Bag
Edição Nº 81 - Julho/Agosto de 2016 - Ano XV
Esta notícia já foi visualizada 1557 vezes.
Matéria patrocinada por:


Sistemas de filtragem Tipo Bag



por Carla Legner

Os Filtros Tipo Bag são equipamentos utilizados para a linha de processos de fabricação, onde se faz necessário uma filtragem em fluido líquido para o desenvolvimento do produto final ou como auxiliar ao processo. Os elementos filtrantes tipo bag ou bolsa geralmente são constituídos de material sintético tipo tecidos técnicos ou nylon, também conhecidos popularmente como “coadores”, estes sistemas tem por finalidade a retenção de sólidos suspensos, separando mecanicamente os sedimentos presentes nos fluidos. São utilizados em processos de retenção de partículas, e seu processo de filtragem ocorre de dentro para fora, ocasionando normalmente impregnação de partículas no elemento filtrante, precisando da troca do mesmo.
De acordo com André Moura, da DBD Filtros/ Laffi Filtration, trata-se de um conceito de filtragem muito antigo, e alguns dizem que é dos tempos da Roma antiga. “Basicamente é do tipo de um coador de café, sendo que foi introduzido como uso na indústria há 50 ou 60 anos pela facilidade de construção e uma eficiência relativamente boa na filtragem de sólidos. 
O sistema de filtro bag em si é constituído pela carcaça filtrante e o elemento filtrante que é substituído após a sua saturação”, completa. 


Normalmente as carcaças filtrantes são fabricadas em aço carbono ou aço inoxidável, recentemente existem vários modelos que são feitos em materiais plásticos como o ABS ou outros materiais que tenham resistência à temperatura e a pressão. Os elementos filtrantes são fabricados em tecidos permeáveis para retenção dos sólidos, normalmente em feltros agulhados ou nylon. Andreza Barduchi, supervisora de vendas da Pentair explica ainda que os elementos bags podem também ser confeccionados em feltros de poliéster ou de polipropileno, costurados ou termosoldados, ou ainda podem ser confeccionados em malhas de nylon.

As carcaças, por sua vez são projetadas para receberem os elementos filtrantes e promoverem uma boa vedação para uma filtragem eficiente. Existem carcaças em polipropileno e metálicas, com características e tamanhos diferentes e podem receber internamente de uma ou várias bolsas filtrantes em uma única carcaça ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade