Colas e adesivos garantem qualidade aos filtros
Edição Nº 82 - Setembro/Outubro de 2016 - Ano XV
Esta notícia já foi visualizada 2264 vezes.


Colas e adesivos garantem qualidade aos filtros



por Cristiane Rubim

Os dois termos, cola e adesivo, são sinônimos. “Cola é mais usado em fabricação; e adesivo é mais técnico e utilizado nas literaturas quando se refere à união entre dois componentes”, esclarece Eduardo R. Valenzuela, supervisor de Suporte Técnico Brasil e Região Andina da Mas-Tinbras. A linha de produtos para filtros da empresa, que atende os maiores fabricantes mundiais de filtros, é composta por plastisóis e poliuretanos. De acordo com ele, existem dois tipos de plastisóis e poliuretanos: um deles funciona como adesivo, promovendo a colagem entre o meio filtrante e o substrato (metal, plástico etc.), e o outro forma um volume que atua como vedação entre o elemento filtrante e a carcaça onde ele é montado.
Os adesivos unem duas ou mais partes. “E no caso dos elementos filtrantes, a sua função de vedação garante a não contaminação do lado ‘limpo’ do elemento pelo lado ‘sujo’. Por isso, são de extrema importância na fabricação de filtros ou elementos filtrantes, pois atestam a qualidade e o funcionamento do produto”, explica Fábio Coutinho de Sousa, supervisor de engenharia do produto da Tecfil. Ele diz que, no processo de filtração, os adesivos garantem que o fluido a ser filtrado passe apenas através do meio filtrante, vedando os pontos de “vazamento” dele, por exemplo: colagem do meio filtrante em tampas e fundos e fechamentos dos meios filtrantes.

Na prática
A escolha errada dos adesivos causa a passagem de impurezas para o sistema e o fluido a ser filtrado, ou seja, o filtro ou elemento filtrante perde sua função principal. Por isso, de acordo com Sousa, antes de definir pelo adesivo correto a ser aplicado, é preciso verificar as características do produto e o processo de fabricação. Exemplo:
Características do produto: fluido a ser filtrado; material do componente que recebe o adesivo; condições de trabalho, como temperatura; fatores externos que podem reagir com os adesivos etc.
Características do processo de fabricação: tempo de cura e aplicação; temperatura de cura e aplicação; forma de aplicação etc; 
Para garantir o uso correto dos adesivos, são realizados testes de desempenho no produto e verificação no processo produtivo.

Aplicações

“No segmento automotivo, pr ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade