Indústria de tintas exige produtos de alta qualidade e performance elevada
Edição Nº 82 - Setembro/Outubro de 2016 - Ano XV
Esta notícia já foi visualizada 823 vezes.


Indústria de tintas exige produtos de alta qualidade e performance elevada



por Suzana Sakai

Embora seja um dos segmentos industriais mais antigos do mundo, a indústria de tintas e vernizes tem a necessidade de se desenvolver constantemente tanto em função da competitividade do mercado, quanto das exigências dos consumidores. 
Neste segmento, o Brasil se encontra em um patamar de destaque, sendo um dos seis maiores mercados mundiais para tintas. Fabricam-se no país tintas destinadas a todas as aplicações, com tecnologia de ponta e grau de competência técnica comparável a dos mais avançados centros mundiais de produção. Os grandes fornecedores mundiais de matérias-primas e insumos para tintas estão presentes no país, de modo direto ou por meio de seus representantes, juntamente com empresas nacionais, muitas delas detentoras de alta tecnologia.
Apesar de estar em evidência no cenário mundial, a indústria de tintas brasileira tem sido impactada negativamente pela crise econômica e política do país. “Um dos grandes pilares para este mercado é a indústria automotiva, que acumula uma das piores vendas dos últimos 10 anos, projetando para 2016, uma queda de 19% em relação a 2015. Isto posto, entendemos que este mercado encontrou seu patamar de estabilização e estamos confiantes no aquecimento para o último quartil de 2016 e todo o ano de 2017”, afirma o gerente de produtos da 3M – Divisão Cuno, Marcelo F. Prado. 
Para driblar a crise econômica, um dos grandes desafios da indústria de tintas e vernizes é produzir produtos de alta qualidade e com baixos custos para os clientes e, neste contexto, os sistemas de filtração se tornam elementos fundamentais para o processo de produção de tintas. “O sistema de filtração garante uma qualidade do produto final e precisamos que todo o processo fique isento de toda e qualquer sujidade”, indica o gerente de  pesquisa e  inovação da Anjo Tintas, Paulo Antonio Donádio.

As tintas e vernizes são projetadas em sua grande maioria para assegurar uma superfície lustrosa e proteção contra a corrosão e, para obter esse resultado, a filtração é importante por remover sujidades e outros particulados que possam comprometer essas características. “O processo de filtração é de suma importância na indústria de tintas, principalmente no segmento automobilístico, no qual tem garantido uma pintura contra a corrosão de até cinco anos”, exp ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade