Filtros para linha pneumática
Edição Nº 82 - Setembro/Outubro de 2016 - Ano XV
Esta notícia já foi visualizada 845 vezes.


Filtros para linha pneumática



por Carla Legner
As ferramentas pneumáticas são todas as ferramentas que utilizam o ar comprimido como força motriz. Semelhante ao sistema hidráulico, usa ar ao invés de fluido e a compressão do mesmo faz a força do movimento dos pistões ou eixos. O ar é puxado para dentro de um compressor e, então, forçado através de tubulações e direcionado para diferentes ferramentas que cumprirão as suas funções. A energia é transformada em movimentos e força através dos elementos de trabalho como, por exemplo, os atuadores pneumáticos. 
É bastante utilizado em equipamentos de uso manual e maquinários que apresentam movimentos repetitivos. Sua principal característica é a saída forçada do ar durante o uso, onde o mesmo não é reutilizado, como acontece no caso do fluido no sistema hidráulico. O processo é simples e para que se realize mais trabalho, basta injetar mais ar. 
De acordo com a engenheira e gestora de produtos da Festo Brasil, Myrian Reis, entre as vantagens do uso de ferramenta pneumática é possível destacar: funcionamento seguro mesmo em situações térmicas extremas; limpeza: vazamentos eventuais não poluem o ambiente; sistema seguro, pois não há riscos de explosão ou incêndio; construção simples dos elementos; altas velocidades de trabalho; seguro contra sobrecarga; quantidade ilimitada; fácil armazenamento; fácil transporte e fácil regulagem.
Assim como a maioria das ferramentas, a linha pneumática também necessita de algum tipo de filtro para melhor resultado. Para essas aplicações existem cinco tipos diferentes de filtros, onde eles têm a função de reter as partículas de impurezas, água, odor e bactérias do ar comprimido e cada um desses filtros possui uma capacidade diferente de filtração.  



Os filtros
O filtro de ar comprimido retém as impurezas que fluem através de si, principalmente de água condensada. O ar comprimido é conduzido através de uma chapa guia para dentro da câmara do filtro e colocado em rápido movimento giratório. Assim as partículas de sujeira mais pesadas e gotas de água são impulsionadas para a parede da câmara pela força centrífuga, onde se fixam. O produto de condensação acumula-se na parte inferior da câmara e deve ser retirado através do parafuso de esgotamento, quando a marca superior for alcançada. ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade