Vasos de pressão exigem cuidados específicos
Edição Nº 83 - Novembro/Dezembro de 2016 - Ano XV
Esta notícia já foi visualizada 4474 vezes.


Vasos de pressão exigem cuidados específicos



Suzana Sakai


Equipamento essencial para as indústrias químicas e petroquímicas, os vasos de pressão necessitam de projetos específicos e cuidados especiais durante a sua instalação e funcionamento. Isso porque, vasos de pressão mal projetados ou sem a manutenção adequada podem resultar em vazamentos e consequentemente: em intoxicações, incêndios e contaminações ao meio ambiente. “Em casos mais graves pode haver rupturas no vaso e, dependendo da pressão de operação, atingir explosão de grandes proporções. Assim, é essencial um projeto bem executado de acordo com as devidas normas, bem como instalação, operação e manutenção apropriadas, respeitando as normas de segurança”, alertam os engenheiros Edison Ricco Junior, Felipe Cunha e Paula Hashimoto, do departamento de engenharia de desenvolvimento da Apexfil.
Vasos de pressão são reservatórios com tipos, dimensões e finalidades diferentes, essenciais para os processos industriais que envolvam a utilização de fluidos ou gases. Estes vasos devem ser projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão normal do ambiente, preservando os fluidos e gases em seu interior. “Os vasos de pressão servem, basicamente, para três finalidades: 1) armazenar gases sob pressão, para que possam ter um maior peso num volume relativamente pequeno; 2) acumulação intermediária de gases e líquidos, em sistemas no qual é necessário essa função, entre as etapas de um mesmo processo ou mesmo entre processos diferenciados entre si; 3) processamento de gases e líquidos, quando o processo de transformação exige que as condições sejam feitas sob pressão”, explica o engenheiro Felipe Wagner Andrade Abreu, da RW Engenharia.
De maneira generalizada, um vaso de pressão é qualquer recipiente vedado capaz de conter um fluido pressurizado, podendo ter formatos, dimensões e finalidades variadas. “Assim, dada à abrangência do termo, são considerados vasos de pressão diversos equipamentos, desde tanques para armazenamento até reatores químicos e filtros industriais. Ou seja, em processos industriais em geral, seja na indústria química, petroquímica, alimentícia, têxtil ou farmacêutica, encontram-se diversos vasos de pressão, sem os quais não seria possível o processo produtivo”, afirmam os engenheiros da Apexfil.
Os vasos de pressão constituem não só os equipamentos mais importantes da maioria das indústrias de processo, como também sã ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade