Termo de Compromisso do Programa Descarte Consciente Abrafiltros é renovado no Paraná
Edição Nº 83 - Novembro/Dezembro de 2016 - Ano XV
Esta notícia já foi visualizada 766 vezes.


Termo de Compromisso do Programa Descarte Consciente Abrafiltros é renovado no Paraná





A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais renovou o Termo de Compromisso do Programa de Descarte Consciente no Paraná, estabelecendo, assim, as novas metas da reciclagem de filtros usados de óleo lubrificante automotivo para o período de 2016 a 2019. O Aditamento foi assinado por João Moura, presidente da Abrafiltros; Paulino Heitor Mexia, na ocasião Secretário Interino de Meio Ambiente do Estado do Paraná; e Luiz Tarcisio Mossato Pinto, Diretor-Presidente do Instituto Ambiental do Paraná – IAP.
“O programa está em curso desde 2013 e para este ano, a meta é coletar e reciclar no mínimo 227.200 kg de filtros usados de óleo lubrificante, em 30 municípios”, explica João Moura, presidente da Abrafiltros. “O resultado só foi possível pelo diálogo entre as partes que integram o programa e especialmente a Coordenadoria de Resíduos Sólidos, assim como o trabalho de coleta, processamento e destinação final ambientalmente adequada que tem sido realizado pela Geoquímica, empresa do Grupo Supply Service, no Paraná”.
O programa tem crescimento gradativo para que as empresas envolvidas possam se preparar para atendar as metas, sendo que até 2019, deverão ser reciclados 22% dos filtros comercializados no Estado, totalizando mais de 2,6 milhões de filtros reciclados de 2016 a 2019.
“Mesmo com as turbulências na política e economia brasileiras, temos buscado avançar em relação à coleta e reciclagem. Assim, desde o início do programa em 2013 até 2019, teremos reciclado mais de 3,7 milhões de filtros somente no Paraná, devido ao empenho das empresas participantes do programa, um número bastante significativo”, comenta Marco Antônio Simon, Gestor de Projetos da Abrafiltros.
Segundo Moura, para o futuro, com o apoio dos órgãos governamentais, é necessário ampliar a conscientização das empresas para o cumprimento da legislação de logística reversa por todos os envolvidos -  fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, visando o crescimento contínuo em benefício ao meio ambiente.
No total, 15 empresas participam do programa: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; KSPG Automotive Brazil Ltda. – Divisão Motor Service Brazil; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade