Os desafios da gestão de RH em tempos de crise
Edição Nº 83 - Novembro/Dezembro de 2016 - Ano XV
Esta notícia já foi visualizada 976 vezes.


Os desafios da gestão de RH em tempos de crise



Enquanto no mundo todo se discutem novas abordagens de RH em prol de novas estratégias empresariais, com farto material sobre tendências, como design company, digital HR, liderança, engajamento, no Brasil, mesmo as empresas multinacionais, atravessam um momento delicado com muitos obstáculos para a execução de estratégias de impacto corporativo. Contudo, é necessário não perdermos de vista estas ações, em função dos momentos difíceis que nossa economia atravessa.
Hoje, o momento é de conviver com orçamentos reduzidos, demissões, pressões de trabalhadores, ambiente de trabalho deteriorado, incertezas e, ainda, manter o RH estratégico em funcionamento.
A grande pergunta que fica é: o que fazer? Antes de mais nada, é importante identificar as prioridades e as urgências, separá-las e definir ações para cada estratégia, abaixo, listamos algumas das principais necessidades impostas pela crise:

I. Capacitação (P&D):
a. Motivo: aumentar a produtividade e a motivação visando melhorar a performance da corporação.
b. Prós: sem dúvida nenhuma, a melhor forma de melhorar o desempenho e a produtividade dos colaboradores. 
c. Contras: investimento pode ser alto e os resultados, dependendo do perfil dos cursos, podem demorar a aparecer. 
d. Ação: tentar disponibilizar conteúdo relevante através de EAD (e-learning) para racionalizar o emprego de recursos.

II. Readequações dos processos de demissão:
a. Motivo: há cortes nas empresas e o setor operacional não está preparado para as demandas do dia a dia e das demissões:
b. Prós: as readequações dos processos podem reduzir riscos trabalhistas e melhorar a performance operacional, sem necessidade de impactar a gestão de RH.
c. Contras: não há. 
d. Ação: identificar gargalos nos processos operacionais, mapear e definir novo formato.

III. Redefinição dos processos de negócio da empresa:
a. Motivo: devido à redução de colaboradores, definir processos mais inteligentes, racionais e práticos poderá garantir à empresa transpor com maior controle as dificuldades do cenário atual.
b. Prós: melhoria da performance operacional, redução de custos e agilidade do negócio.
c. Contras: possui impacto de médio prazo, deve ser bem orientada e definida para evitar pr ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade