Editorial
Edição Nº 84 - Janeiro/Fevereiro de 2017 - Ano XV
Esta notícia já foi visualizada 2277 vezes.


Editorial



Tempo de renascer
Sempre ouvimos dizer que a história é cíclica. Esse pensamento tão difundido é uma das muitas heranças da Renascença, período compreendido principalmente entre os séculos XV e XVII – há controvérsias entre os historiadores – e que marcou a transição da Idade Média e o feudalismo, para uma cultura mais humanista, de entendimento e valorização do homem e do seu papel no mundo e no universo.
Originária da Itália, a Renascença influenciou boa parte da Europa e impulsionou o desenvolvimento das artes, literatura, arquitetura, física, matemática, medicina, astronomia, filosofia, engenharia e muitas outras áreas do conhecimento. Foi a era das grandes navegações e descobrimentos, da valorização do otimismo, da perfectibilidade, do progresso, da exatidão e da eficiência.
Muitos intelectuais famosos fizeram parte do movimento renascentista, entre os quais Copérnico, Kepler, Galileu Galilei, Isaac Newton, Francis Bacon, René Descartes, Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, entre outros.
O Brasil é um país jovem e dava seus primeiros passos enquanto a Renascença efervescia na Europa. Fazendo uma analogia com a chegada de 2017 e o atual momento do nosso país, vivemos um período também de transformação, descobertas e esperamos que como resultado desse processo, possamos evoluir e também renascer como nação, valorizando as relações humanas, éticas e o progresso cultural, social, político e econômico.
Por si só, a chegada do Ano Novo não muda a nossa realidade, mas é o momento propício a repensar nosso papel como pessoa na família, no trabalho e na sociedade, aprimorando pensamentos e ações na busca por novas realizações.
Nas matérias dessa edição, apresentamos como matéria de capa o lançamento do E-max, a evolução do filtro ecológico desenvolvido no Brasil pela Parker, visando aprimorar conceitos de usabilidade e eficiência ambiental. E mais: a ISO 16890 e a revolução nas normas de filtros de ar; diferenças e características da água filtrada e da água mineral; a nova diretoria e planos da Abrafiltros para a gestão 2017-2018; filtros para motocicletas; a premiação da 19ª edição do Projeto Fornecedor, pela Tecfil; a utilização de zeólitas para remoção de ferro e manganês; e muito mais.

Boa leitura e um 2017 de muitas realizações.

Rogéria Sene Cortez Moura
Editora


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade