Filtros para motocicletas
Edição Nº 84 - Janeiro/Fevereiro de 2017 - Ano XV
Esta notícia já foi visualizada 2304 vezes.


Filtros para motocicletas



por Carla Legner


Os filtros são equipamentos usados para diversas finalidades e bastante comercializados no mercado, sua função básica é filtrar impurezas e partículas. 
O mercado nacional de motocicletas vem ganhando bastante espaço nos últimos anos, aumentando cada vez mais sua frota principalmente pela praticidade de locomoção diante do trânsito das grandes metrópoles.
Os filtros para motocicletas possuem a mesma função que os dos carros, que é de reter partículas contaminantes nocivas aos sistemas de ar, óleo e combustível. 
Como todo sistema de filtragem, principalmente de veículos automotores, recomenda-se respeitar e consultar as instruções do manual do proprietário, e levar em consideração, no momento da manutenção e substituíção, o local de circulação e uso da motocicleta. Normalmente o filtro do ar é o que requer maiores cuidados, pois devido a estarem em áreas de maior exposição são os mais exigidos nas motocicletas, quer sejam de baixa ou alta cilindrada. 
Caso o uso constantemente seja em estrada de terra, ou em grandes centros urbanos, nos chamados corredores, a tendência é que o meio filtrante do filtro de ar sature mais rapidamente. Esses filtros, comparados aos de automóveis de passeio, variam somente no tamanho e design, uma vez que os componentes usados na fabricação são os mesmos.

Funcionamento e tipos existentes
Ricardo Tetsuo, representante da Wega Motors, explica que os filtros utilizados nessa linha são os filtro de ar, óleo e combustível, onde cada um exerce sua função. O filtro de ar serve para separar e eliminar as impurezas do ar aspiradas pelo motor, garantindo que somente o ar limpo chegue à câmara de combustão, evitando desgaste prematuro de peças do motor, como cilindros, pistões e biela. 
A função do filtro de óleo  é reter as diversas partículas e impurezas geradas pelo uso do motor existentes no circuito de lubrificação, tais como oxidantes, partículas de metal, poeira e sujeiras. Além disso, um filtro em perfeitas condições contribui para um fornecimento constante de fluxo de óleo ao sistema de lubrificação do motor. 
Os filtros de combustível, por sua vez, bloqueam a passagem de impurezas do álcool ou da gasolina antes do combustível chegar à câmara de combustão. 
...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade