Filtro Prensa no tratamento de água e efluentes
Edição Nº 85 - Março/Abril de 2017 - Ano XV
Esta notícia já foi visualizada 1207 vezes.


Filtro Prensa no tratamento de água e efluentes



por Carla Legner

Os Filtros Prensa são equipamentos amplamente utilizados no tratamento de águas e efluentes, pois são uma opção vantajosa para quem quer baixo custo de manutenção, menor consumo de energia, pouco gasto no descarte de resíduo, possibilidade do reaproveitamento do material retido e concentra elevada área de filtragem em pequeno espaço físico de instalação. 
Trata-se de um processo de separação sólido e líquido, com a função de remover as partículas sólidas indesejáveis encontradas nestas soluções. Nessa separação, o usuário pode recuperar, aproveitar e limpar uma solução, atendendo assim a legislação de meio ambiente e/ou dar características novas para produtos obtidos por soluções aquosas em que se quer industrializar o líquido ou o sólido obtido no processo.
São utilizados tanto pelas indústrias como no tratamento de esgotos de grandes metrópoles. De acordo com Maurício Heinzle, diretor comercial da Andritz Separation, esses filtros são definidos nestes projetos quando se busca um maior teor de sólidos secos com um baixo consumo de energia elétrica, depositando o material num aterro sanitário, evitando o transporte e depósito de água.
Também podem ser empregados em Estações de Tratamento de Efluentes para desidratação do efluente reduzindo o volume de lodo gerado, e assim diminuir os custos de destinação de lodo. Em processos de mineração, fertilizantes e químicos na separação final do produto final sólido do líquido, pois permite se obter uma torta bem seca com possibilidade de se obter concentrações de sólidos na torta acima dos 90%, dependendo do tipo de sólidos que se está filtrando.
Na mineração são empregados em processos que vão desde a filtração de concentrados passando pelos processos metalúrgicos/refinarias culminando com o tratamento destes rejeitos, onde a principal função é substituir as barragens. “Com o Filtro Prensa podemos realizar os empilhamentos a seco dos rejeitos, trazendo segurança a todos. Na indústria de alimentos e bebidas também encontrarmos a utilização do Filtro Prensa com grandes destaques, como por exemplo, na fabricação de gelatinas, cervejas etc”, completa.



Como funcionam 
Albert ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade