Processo de filtragem por osmose reversa é útil em diversos setores
Edição Nº 85 - Março/Abril de 2017 - Ano XV
Esta notícia já foi visualizada 468 vezes.


Processo de filtragem por osmose reversa é útil em diversos setores



Utilizamos água diariamente em nossas rotinas, seja para o consumo, limpeza, para tomar banho, no preparo de alimentos, entre outras funções. Porém são poucas as pessoas que param para refletir a composição do líquido que está ingerindo, diferente do que aprendemos na escola a água potável não é composta apenas por hidrogênio e oxigênio. Minerais diversos, metais pesados, partículas orgânicas, bactérias e outras substâncias contaminantes, estão presentes na água que usamos em casa e isso não faz com que ela esteja fora dos padrões para este fim. Contudo, para o emprego na área da saúde, indústria de remédios, química e cosméticos, é necessário que este composto apresente, um alto nível de pureza.
De acordo com a CEA do Brasil , empresa especializada em tratamento de água , um dos processos mais utilizados para fazer a purificação da água é a osmose reversa , que elimina até 99,98% dos sais minerais, metais pesados e microrganismos que possam estar presentes na água sem a utilização de produtos químicos. O resultado desse processo é a água deionizada, totalmente livre de substâncias que não hidrogênio e oxigênio e apta para diversas finalidades, dado que as substâncias encontradas na água natural podem comprometer processo de fabricação das mais diversas áreas e até mesmo a saúde humana.
Na Indústria farmacêutica, a água pura é utilizada na produção de medicamentos, já que livre de contaminantes e minerais, ela não influenciará na reação das substâncias. Outra forma de aproveitamento é para a higienização de equipamentos e instrumentos que precisam também de altos níveis de esterilização. Na fabricação de cosméticos, a preocupação é semelhante, visto que a filtração da água garante melhores resultados e a segurança dos consumidores.
Os processos de diálise e hemodiálise, também exigem a utilização de água deionizada, pois o contato do sangue do paciente com substâncias estranhas pode causar agravamento do estado de saúde, surgimento de novas doenças e até mesmo a morte. Por esse motivo é necessário que em todas as sessões, seja utilizada a água tratada por osmose reversa para que o paciente não tenha contato com nada que possa prejudicá-lo.
A água purificada evita a criação de crostas de resíduos em caldeiras e radiadores que podem corroer os mesmos e causar sérios problemas. O líquido também é utilizado no aquariofilismo, pois algumas substâncias presentes na água natural facilitam a proliferação de algas e desequili ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade