Como funcionam os filtros hidráulicos
Edição Nº 87 - Julho/Agosto de 2017 - Ano XVI
Esta notícia já foi visualizada 4531 vezes.


Como funcionam os filtros hidráulicos



por Carla Legner

De maneira geral, os filtros são equipamentos de extrema importância para o resultado final do processo de filtração. A linha hidráulica também conta com sistemas de filtração, são utilizados para capturar partículas geradas pelo desgaste dos componentes que trabalham nos sistemas hidráulicos podendo ter duas aplicações distintas: manter o nível de contaminação por particulado sólido equilibrado ou efetuar a proteção localizada em uma linha específica do circuito hidráulico ou de lubrificação a óleo. Possuem a função de remover contaminantes e por consequência manter estável o nível de contaminação do sistema hidráulico.
São projetados de acordo com cada aplicação e para tal é necessário conhecer o funcionamento do sistema em detalhes. Gabriel Lemos de Souza, engenheiro da Hydac Tecnologia, explica que o dimensionamento incorreto ou até mesmo o uso de um meio filtrante inadequado pode causar resultados insatisfatórios no que diz respeito ao controle de contaminação ou na operação do equipamento.
“Os filtros hidráulicos não são aplicados tipicamente para executar grande remoção de partículas em uma única passagem, mas sim manter o nível de limpeza exigido pelo sistema, isto é, se considerarmos que existem agentes geradores de contaminação internos e externos ao circuito, os filtros devem ser considerados como sendo os agentes responsáveis por capturar esta contaminação”, completa Alex Peixoto de Alencar, engenheiro mecânico e especialista em filtração hidráulica.
O objetivo de um correto dimensionamento é selecionar filtros que consigam retirar partículas sólidas de tamanhos críticos para o circuito numa velocidade maior que a velocidade de geração. Agentes internos de contaminação são os próprios componentes do circuito como as válvulas, bombas e motores hidráulicos, mancais, guias e atuadores enquanto que o agente externo é o ambiente no qual o circuito opera. Para contribuir com a eficácia dos filtros hidráulicos, o correto dimensionamento dos respiros é um fator importante de segurança e economia. 

Como funcionam
Os filtros hidráulicos servem para manter o fluido em um nível de limpeza controlado e que garanta o perfeito funcionamento do equipamento. São projetados no intuito de proteger componentes como válvulas direcionais, bombas e cili ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade