Troca de filtro de óleo é essencial para a vida útil do motor
Edição Nº 91 - Março/Abril de 2018 - Ano XVI
Esta notícia já foi visualizada 4424 vezes.


Troca de filtro de óleo é essencial para a vida útil do motor



por Suzana Sakai

Que a manutenção adequada é fundamental para garantir o desempenho e a vida útil dos veículos automotivos não é nenhuma novidade. Entretanto, a troca do filtro de óleo, um procedimento simples na rotina de manutenções, é um dos processos mais importantes para evitar o desgaste dos motores. 
Basicamente, o filtro de óleo serve para eliminar as impurezas do óleo que lubrifica o motor, separando as partículas que são produzidas durante o atrito das peças ou da combustão do motor, liberando assim óleo limpo para lubrificar as peças internas móveis. “Caso não existisse o filtro de óleo essas partículas desgastariam rapidamente as partes internas móveis do motor, tais como pistões, anéis, bronzinas, virabrequin etc.” – afirma Eduardo Fischer, supervisor de assistência técnica da Mahle Metal Leve. “O filtro do óleo permite que os principais componentes internos do motor e alguns sistemas periféricos, como o turbo compressor, estejam sempre lubrificados com um óleo dentro do padrão necessário de limpeza” – complementa Ronilso Toledo, Supervisor de Assistência Técnica da Sogefi Filtration do Brasil. 
Filtros de qualidade são capazes de eliminar a maioria das impurezas do lubrificante, como as partículas de metal geradas pela fricção entre as peças móveis, material carbonizado derivado da combustão, contaminantes não retidos pelo filtro do ar, entre outras. “Como os componentes do motor trabalham com folgas mínimas e são muito exigidos, o filtro do óleo é fundamental para aumentar a sua durabilidade. Décadas atrás, por exemplo, quando os lubrificantes eram menos eficientes e muitos veículos não usavam filtros do óleo, era comum um motor necessitar de retífica após pouco mais de 100.000 km” – conta Toledo.  

Funcionamento
O óleo lubrificante, como o próprio nome indica, tem a função de lubrificar as partes móveis do motor. O atrito entre estas partes móveis geram contaminantes que vão diretamente ao óleo, o que ocasiona o desgaste do motor. “A combustão do motor gera contaminantes e outras sujeiras que também encontramos no óleo. O filtro de óleo tem a função de reter estas partículas, de acordo com a especificação de cada fabricante de veículo” – revela Marcio José Cirino, gerente de desenvolvimento de mercado da Parker.


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade