Filtração adequada protege o meio ambiente de gases tóxicos
Edição Nº 92 - Maio/Junho de 2018 - Ano XVII
Esta notícia já foi visualizada 214 vezes.


Filtração adequada protege o meio ambiente de gases tóxicos



por Suzana Sakai

Perigo no ar! Diversos processos industriais da atualidade geram gases tóxicos que, sem o tratamento adequado, representam um grande risco para o meio ambiente e para a saúde da população. A captação destes poluentes na fonte de emissão e seu tratamento são procedimentos importantes para evitar contaminação do ambiente externo e de trabalho. Dependendo do tipo de gás contaminante, podem ocorrer tragédias de grandes proporções, como foi o caso do desastre de Bhopal na Índia, onde milhares de pessoas foram mortas e outras tantas contaminadas por vazamento de gás tóxico.
A boa notícia é que a conscientização da necessidade de filtração dos gases industriais está cada vez mais presente nos processos fabris. “As exigências ambientais crescentes da legislação e das normas internas das próprias empresas, implicam cada vez mais no tratamento dos resíduos dos processos de produção. Muitos destes processos geram como efluentes gases tóxicos que demandam tratamento. Os filtros de gases têm exatamente a função de atender a estas demandas de tratamento na indústria, protegendo o ambiente da poluição gerada em alguns processos fabris” - explica José Mauricio Sampaio, gerente geral da Nederman do Brasil.
O ar comprimido é o gás mais utilizado na indústria e o não tratamento dele por meio de filtros, impacta no incremento das intervenções (manutenções) dos equipamentos pneumáticos e na própria vida útil dos mesmos. “Em outras situações, nas quais o ar comprimido é utilizado diretamente no processo, temos o agravante da perda de qualidade do produto final resultando em retrabalho nos mesmos ou até seu descarte” – ressalta o especialista da Parker, Carlos Leone. Em relação aos poluentes, existem quatro tipos mais frequentes na indústria. São as poeiras, os particulados os sólidos, os gases e as névoas. Para cada um destes poluentes, existe uma técnica de filtragem mais indicada. “No caso dos gases, as principais técnicas de filtragem são: adsorção, absorção, neutralização e incineração. Cada uma destas técnicas utiliza um tipo específico de equipamento de filtragem” – afirma José Mauricio.



 

Filtros de gases

Os filtros de gases servem para eliminar ou reduzir a níveis aceitáveis a emissão do poluente para o ambi ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade