Filtros para água gelada são padrão de proteção do Chiller
Edição Nº 92 - Maio/Junho de 2018 - Ano XVII
Esta notícia já foi visualizada 4422 vezes.


Filtros para água gelada são padrão de proteção do Chiller



por Cristiane Rubim

O chiller é um resfriador de água composto por um sistema frigorífico e um sistema hidráulico, que resfriam e mantêm a água gelada a uma temperatura ajustável de 5ºC a 25°C. A água gelada, usada normalmente para arrefecer o ar, produtos ou equipamentos, circula em circuito fechado pelo processo industrial através de uma bomba centrífuga para propiciar a troca térmica desejada. “O filtro de água utilizado pela Mecalor possui grau de filtragem de 140 micra e protege o evaporador a placas, que é onde acontece a troca de calor entre o refrigerante e a água de processo, dentro do chiller. Os evaporadores (ou condensadores) a placas possuem passagens estreitas do lado da água e, por isso, impurezas ou partículas sólidas não são bem-vindas”, explica Marcelo Zimmaro, diretor comercial da Mecalor, empresa que atua com soluções de engenharia térmica.


Variações 
“A Mecalor utiliza filtro como padrão para proteger o chiller, independentemente da aplicação final ou processo do cliente”, afirma Zimmaro. Exemplos de aplicações de chillers citadas por ele, centrais de água gelada para ar-condicionado, reatores químicos, trocadores de calor em processos alimentícios, como a pasteurização, moldes de injeção plástica, entre muitas outras.

 
Em alguns casos, devido ao nível de contaminação da água ou exigência do processo, é possível mudar o tipo de filtro e o grau de filtração. “Por exemplo, em caso de resfriamento de extrusoras de plástico, onde existe uma banheira de água em contato direto com polipropileno, polietileno ou PVC em alta temperatura”, ressalta.
Uma outra variação possível, segundo ele, é a utilização de dois filtros em paralelo com válvulas para a manutenção sem necessidade da parada do processo ou filtros autolimpantes, como a empresa já fez para clientes que injetam alumínio a alta pressão. “O custo varia em função da vazão de água e da aplicação”, salienta.

AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!

Já tem login? clique aqui

Publicidade