Filtros e elementos separadores para compressores
Edição Nº 94 - Setembro/Outubro de 2018 - Ano XVII
Esta notícia já foi visualizada 6821 vezes.


Filtros e elementos separadores para compressores



por Carla Legner

O compressor é um equipamento para aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso (ar, vapor de água, hidrogênio etc.) e armazená-la em reservatórios próprios, podendo ser utilizada para diversos segmentos e trabalhos. Trata-se de máquinas operatrizes que transformam trabalho mecânico em energia para gás, em forma de energia de pressão. 
Essa pressão permite diversas ações, como deslocar-se a longas distâncias em tubulações, acúmulo de energia para ser armazenado em reservatórios para ser usado quando necessário e realizar trabalhos mecânicos, operando sobre dispositivos, equipamentos e máquinas motrizes, como por exemplo, motores a ar comprimido. 
Um compressor necessita de elementos filtrantes para manter um bom funcionamento:  filtros de ar, filtros de óleo e separadores ar/óleo. Além disso, para efetuar o devido tratamento do ar, são aplicados também os elementos coalescentes nas redes de ar. Esses itens dão a devida eficiência na pureza do ar utilizado nos equipamentos pneumáticos e nas demais aplicações. 
O filtro de ar é responsável pela separação de poeiras em suspensão no ambiente para preservar a integridade do sistema de compressão. De acordo com Marcelo A. Braga, representante da Minas Filtros, este é um item de grande responsabilidade e aplicação nos compressores de pistão, parafuso ou palhetas. É por meio dele que é feita a captação de todo o ar que vai entrar no equipamento e pelo processo de sucção.
O filtro de óleo, por sua vez, é responsável por retirar impurezas do óleo lubrificante que foram adquiridas durante o processo de compressão do ar. “Este item faz a função de filtragem do óleo hidráulico que refrigera e lubrifica todo o sistema do equipamento, seja ele aplicado nos compressores portáteis ou estacionários de parafuso ou palhetas”, completa Braga.

 Os separadores de ar / óleo são responsáveis pela filtragem da névoa de óleo gerada dentro do tanque onde fica localizada a unidade compressora (dois carreteis, macho e fêmea) e a parte principal de um compressor de ar modelo parafuso. São eles que produzem o ar comprimido do equipamento. Marcelo Zoega de Lima, representante da Atlas Copco exp ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade