Filtros ajudam indústria alimentícia a ser mais competitiva
Edição Nº 95 - Novembro/Dezembro de 2018 - Ano XVII
Esta notícia já foi visualizada 158 vezes.


Filtros ajudam indústria alimentícia a ser mais competitiva



por Renata Pachione

A busca pela excelência é um desafio constante dos fabricantes de filtros destinados à produção de alimentos e bebidas. Eles trilham um caminho marcado pela inovação e por exigentes critérios acerca da segurança alimentar. O foco dos desenvolvimentos passa pela necessidade de atingir o alto nível de qualidade requerido por essa indústria, assegurando perdas mínimas no processo e um vantajoso custo-benefício. 
Alinhado com essa demanda, o mercado de filtros tem dado conta do recado: abastece a indústria de alimentos e bebidas com produtos capazes de torná-la cada vez mais competitiva. Em outras palavras, pode-se dizer que a implantação de equipamentos eficientes de filtragem auxilia na redução de desperdícios e custos, além de servir como forte aliada na melhoria dos produtos e na sua padronização. “A tecnologia de filtração foi desenvolvida para resolver uma série de necessidades dos processos produtivos e de forma econômica, gerando qualidade e confiabilidade à fabricação de qualquer alimento” - afirma o engenheiro químico especializado em filtração industrial e residencial da RFL Cursos & Serviços, Rogério Jardini.
As atividades industriais alusivas ao segmento alimentício, por natureza, requerem a remoção de partículas sólidas, líquidos, microrganismos e bactérias, entre outros. Por isso, a filtração integra todos os processos vinculados à produção de alimentos e bebidas, seja para purificar o produto final ou a matéria-prima utilizada na sua composição. 
As tecnologias de filtração podem estar presentes diretamente no produto, a exemplo da fabricação de bebidas como sucos, refrigerantes, água mineral, destilados, fermentados, isotônicos, chás, vinagres, leites e afins, como também na filtragem de: água, vapor, ar e gases que serão utilizados nos processos de produção de: bolachas, pães, bolos, queijos, fermentos, chocolates, balas e etc. 

Muitas opções 
Especialistas do mercado de filtros e sistemas de filtração que atuam diretamente com a indústria alimentícia são unânimes quando se referem à abrangência e à diversidade do setor. Existem muitos tipos de filtros e cada um embute particularidades. Diante desse cenário, escolher o modelo adequado para cada aplicação se torna fundamental para o sucesso do negócio. Em linhas ger ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade