Filtro Industrial para mineração
Edição Nº 96 - Janeiro/Fevereiro de 2019 - Ano XVII
Esta notícia já foi visualizada 2064 vezes.


Filtro Industrial para mineração



por Rogério Jardini e Carla Legner

Qualquer obra para planejar a infraestrutura de uma cidade, como estádios, aeroportos, hotéis, centros turísticos e de comunicações, reformulações urbanas exige o uso de minerais em quantidade e qualidade compatíveis. Trata-se de matérias primas para uso em quase tudo que nos cerca, desde os objetos mais simples até os que exigem a mais alta tecnologia. A areia e a brita, por exemplo, são insumos praticamente insubstituíveis nessas situações. 
As atividades de mineração têm estreita convivência com as comunidades locais, muitas vezes situadas em áreas remotas e isoladas. Essas comunidades reivindicam investimentos em iniciativas de educação, saúde e cultura, incluindo os relacionados a equipamentos, infraestrutura e provisão de serviços, além de incentivos para jovens, vinculados à manifestação cultural e programas de capacitação e treinamento.
Promover a ascensão socioeconômica da população é o princípio de qualquer política adotada pela administração pública. A mineração é um dos itens fundamentais para o planejamento e na execução dos projetos voltados para o progresso do país. O uso dos recursos naturais e a forma de um Estado exercer sua soberania sobre eles gera diversos debates. Do questionamento de ideias chega-se a uma maior consciência política promovida sobre os recursos naturais em prol da população, entre os quais se destacam os minérios. 
Os investimentos da indústria da mineração no Brasil refletem positivamente em vários outros segmentos e contribuem para o avanço tecnológico. Sem considerar os encargos indiretos e obrigações acessórias e burocráticas que elevam os custos operacionais de qualquer empresa. As mineradoras brasileiras pagam, na média, a maior carga tributária relacionada a 12 minérios.
A mineração empresarial moderna é considerada uma das atividades mais sustentáveis e que mais preserva o meio ambiente em suas ações. A urbanização e outros segmentos produtivos impõem impactos ainda mais significativos. Diversas empresas de mineração têm adotado estratégias direcionadas à gestão da biodiversidade como parte de seus compromissos no estabelecimento e manutenção de sua “licença de operação”.
A Economia Verde propicia bem-estar humano e equidade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos a ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade