Edição Nº 99 - Julho/Agosto de 2019 - Ano XVIII
7201 visualizações
Filtrado


Filtrado



Descarte Consciente Abrafiltros recicla quase 14 milhões de filtros usados de óleo lubrificante automotivo
Em 05 de junho, comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – destacou importante marca alcançada pelo programa de Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, que já reciclou 13.968.034 de unidades desde quando foi criado em 2012 até abril de 2019. Esse volume equivale à frota de veículos que trafega no estado de São Paulo que representa 30% do total dos 44,8 milhões de veículos, entre automóveis, comerciais, leves, ônibus e caminhões que circulam no País, conforme estudo de levantamento da frota do Sindipeças. Para João Moura, presidente da Abrafiltros “esse é um número significativo e que mostra a relevância do programa para a sociedade e principalmente para o meio ambiente. A logística reversa já é uma realidade e seus resultados positivos, destacam cada vez mais a importância de sua consolidação”.
O programa de logística reversa, que está implantado em São Paulo, Paraná e Espírito Santo, e em fase de aprovação governamental no Mato Grosso do Sul, abrange 174 cidades. Com o processo de reciclagem, o metal é encaminhado para siderúrgicas, o óleo contaminado para rerrefino e os demais componentes para coprocessamento em cimenteiras (geração energética). A coleta e a reciclagem dos filtros são feitas proporcionalmente ao volume comercializado pelas empresas participantes do programa nos estados onde há a regulamentação, segundo Marco Antônio Simon, gestor de projetos da Abrafiltros e responsável pela coordenação do Programa Descarte Consciente Abrafiltros.
Segundo Simon, o programa vem evoluindo gradativamente e deve ser ampliado com a adesão de novas empresas já que, desde outubro de 2018, a Decisão de Diretoria CETESB n°076/2018/C, incluiu a logística reversa como requisito técnico obrigatório para obtenção ou renovação da licença de operação, no âmbito de fiscalização da CETESB. “Algumas empresas entraram em contato com a Abrafiltros para obter mais informações sobre o programa de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo e interessadas em fazer adesão”, comenta Simon, ressaltando que a responsabilidade é compartilhada, envolvendo fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de filtros de óleo l ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade