Edição Nº 99 - Julho/Agosto de 2019 - Ano XVIII
10046 visualizações
Cervejarias apostam na filtragem como diferencial para atrair o consumidor


Cervejarias apostam na filtragem como diferencial para atrair o consumidor



por Cristiane Rubim

A filtração da cerveja/chope é feita em diversas etapas durante todo seu processo de fabricação. Nas diversas fases de produção de cerveja/chope, a filtração retém os contaminantes indesejáveis causadores de turbidez, que afetam o aspecto visual e a vida de prateleira e podem alterar as características organolépticas, como cor/brilho, paladar e aroma da cerveja/chope. Os filtros são utilizados para preservar as características naturais do produto. “Além de remover o material particulado, a filtração faz o controle microbiológico, substituindo a pasteurização, quando ela afeta algumas propriedades desejadas da bebida” – explica Rodrigo Chrispim Gouvea, gerente de produto da divisão de ciências de separação e purificação (SPSD) da 3M.
Segundo Rogério Jardini, engenheiro químico especializado em filtração industrial e residencial, é importante ainda fazer a filtração de todos os fluidos líquidos e/ou gasosos que entram no processo porque eles podem alterar a qualidade do produto final numa garrafa, lata ou barril. Todas as matérias-primas usadas deverão ser filtradas também: água cervejeira – fabricação, HDE e rinsagem das garrafas/latas/barris –, aditivos, conservantes, ar, gás carbônico, nitrogênio e vapor.

Estilo 
“Além de um método físico de separação de misturas, ou fases, a filtração confere brilho à cerveja e a escolha por filtrá-la ou não é baseada no estilo que se deseja produzi-la ou posicioná-la” – diferencia Eliana Cassandre, gerente de propaganda do Grupo Petrópolis. Segundo ela, os filtros devem garantir as condições ideais de filtração – separação de sólidos da cerveja, como, por exemplo, células de levedura – em temperaturas próximas de 0°C, onde o brilho da cerveja filtrada é monitorado constantemente, assegurando níveis bem baixos de turbidez. 
Eliana cita estilos, como a German Pils ou a American Lager, por exemplo, que têm como características serem límpidas e brilhantes. Já uma cerveja de trigo alemã, como a Hefe Weizen, não passa por este processo, porque a turbidez faz parte de seu perfil, sendo um de seus atributos essenciais. 
“As cervejas que usam a filtração como parte do seu processo tem como objetivo clarificar a cerveja, tornando-a mais brilhante e transparente. Alguns es ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade