Edição Nº 101 - Novembro/Dezembro de 2019 - Ano XVIII
179 visualizações
Grande variedade de meios filtrantes garantem um mercado amplo


Grande variedade de meios filtrantes garantem um mercado amplo



por Stephanie Manchado

 

A água tratada é importante para diversas áreas, seja em processos industriais ou em residências. Uma das etapas de tratamento da água é a filtração, que é um método físico de separação. O processo de filtração separa as partículas sólidas de um líquido. Este, que pode ser água ou um efluente, ao passar através do material filtrante, separa-se em filtrado e torta (resíduos e compostos retidos no meio filtrante). Para que haja um efetivo tratamento, então, é necessária a utilização de meios filtrantes, que são materiais por meio do qual o fluido passa de maneira a realizar a sua purificação.
Atualmente, existem diferentes tipos de materiais filtrantes que são utilizados nos tratamentos. Para cada tipo de necessidade de filtração, existem diversos materiais filtrantes que podem ser utilizados de acordo com o resultado esperado. A viscosidade do fluido, forma das partículas, quantidade de material que será filtrado e o grau de separação desejada são alguns dos fatores determinantes na escolha do tipo de meio filtrante.
Indústrias farmacêutica, química e alimentícia são exemplos de mercados onde o meio filtrante é fundamental no tratamento da água a ser utilizada nos processos de produção. Porém, o uso residencial de filtros também é uma parcela importante da utilização de meios filtrantes.

Tipos de meios filtrantes e suas utilizações
Uma grande variedade de meios filtrantes proporciona uma maior possibilidade de adequar o filtro para determinada utilização sem afetar a performance do equipamento.
Para cada contaminante contido no fluido a ser tratado, usa-se um diferente tipo de meio filtrante, que possui variados processos de manutenção e de retrolavagem. Em geral, a filtração da água para uso pessoal e industrial tem como objetivo remover partículas contaminantes, metais pesados, ferro, manganês, compostos orgânicos e outros.
Um meio filtrante com uma malha mais fechada possibilita, como resultado final, um filtrado mais clarificado. Entretanto, este tipo de malha suscita uma maior possibilidade de entupimento.

Areia e seixos
De origem mineral natural, as areias e os seixos são usados para compor camadas de leitos filtrantes. Segundo Bianca Silva e Vladmir Pereira, do departamento comercial da Mediafilter, a principal util ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade