Edição Nº 101 - Novembro/Dezembro de 2019 - Ano XVIII
247 visualizações
Automações aliadas aos filtros tipo cesto, uma delas é a autolimpeza


Automações aliadas aos filtros tipo cesto, uma delas é a autolimpeza



por Cristiane Rubim

 

Os filtros tipo cesto concentram no seu cesto filtrante os sólidos que detêm, por isso, são chamados de filtros tipo cesta ou filtros tela ou fundido. O filtro cesto utiliza o conceito de barreira mecânica. “A barreira é uma tela que assume a geometria de um cesto, que é o elemento filtrante por onde passa o fluido, mas as partículas maiores que a abertura da tela não a atravessam” – explica Jackson Barbosa, designer de produtos da Laffi Filtration. Ele compara à filtragem para fazer um suco de laranja: os gomos ficam retidos no coador, mas o suco passa.
“Eles são fáceis de operar e manter e protegem bombas, instrumentos, equipamentos e produtos, removendo partículas de líquidos e gasosos” – afirma Orlando Casini, diretor comercial da MP Válvulas. Os filtros cestos atendem aplicações em usinas siderúrgicas, hidrelétricas, sucroalcooleiras, nas indústrias petrolífera, química, de cosméticos, alimentícia e naval, laboratórios, entre outros.

Função protetora
A Megafilter, por exemplo, comercializa filtros cesto que são usados por clientes industriais e comerciais para proteger seus equipamentos e tubulação, removendo detritos do líquido que passa pelas tubulações. “Qualquer aplicação em qualquer tipo de indústria que necessite da retirada de contaminantes sólidos em suspensão no fluido pode utilizar esse tipo de filtro” – indica Ildefonso F. Rosatti, diretor da Megafilter.
Segundo ele, em um processo que precise da limpeza do fluido, os filtros tipo cesto ajudam a reter particulados de tamanhos >= a 25 micra. “Os filtros tipo cesto reduzem a contaminação desse fluido significativamente e protegem os componentes do sistema dos detritos prejudiciais da tubulação ou do processo produtivo” – explica Rosatti.
Para facilitar o relacionamento com o setor comercial da empresa, a Laffi Filtration associa a aplicação do filtro cesto ao tipo de segmento industrial. Mas dentro do seu perfil, o filtro cesto é usado para a proteção de equipamentos ou de produtos. Barbosa exemplifica: “Supondo que uma empresa capte água de um tanque que fica a céu aberto, um filtro cesto posicionado na sucção da bomba pode impedir que um saco plástico entre no sistema e cause danos aos equipamentos ou mesmo à bomba.”
Como os filtros tipo cesto retêm particulados de tamanhos >= a 25 micra, el ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade