Edição Nº 101 - Novembro/Dezembro de 2019 - Ano XVIII
220 visualizações
Performance em Filtro de Mangas


Performance em Filtro de Mangas



por Mateus Sepinho

Impulsionados pela crescente demanda industrial produtiva e pressionado pelas legislações restritivas, melhorias em Equipamentos de Controle da Poluição (ECP) e Filtros de Ar produtivos tornaram-se uma necessidade e desafio.
Nas últimas décadas, diversas políticas públicas ambientais em prol da qualidade do ar foram fortalecidas, tanto na Europa, EUA, quanto na China, ações essas que refletiram também no Brasil.
Além disso, ao observar o seguimento industrial é notável o aumento de produtividade e lucratividade das operações. Contudo, em processos dependentes de filtros de ar o aumento de produção está relacionado com o aumento da vazão de ar, o que traz maiores exigências aos equipamentos de filtração, resultando em maiores custos operacionais e de manutenção.
Tendo em vista esse cenário, pesquisas e inovações são apresentadas para melhor compreensão da técnica, a fim de sustentar melhorias que promovam altas performances.

Parâmetros Relevantes
Em que precisamos nos atentar para buscar e alcançar a alta performance em Filtro de Mangas? Listo aqui, alguns pontos importantes:
• Frequência de limpeza;
• Perda de carga do equipamento;
• Gastos energéticos do ventilador e compressor;
• Eficiência na coleta de particulados;
• Falhas prematuras e confiabilidade;
• Custos de manutenção;
Então, para conseguir visualizar as oportunidades de melhoria no filtro, é necessário a compreensão de como o equipamento funciona.

Filtro de Mangas Pulse-Jet
O material particulado (MP) da fonte geradora é succionado e transportado pelo diferencial de pressão criado pelo ventilador dentro do duto, onde se dá o escoamento do ar contaminado até o filtro de ar. O fluido chega na câmara suja do equipamento, onde encontram-se as mangas filtrantes que retém o material particulado em sua superfície externa, formando uma torta de pó, com a saída do ar limpo pelo centro da manga, até a parte superior do equipamento, a câmara limpa e então para a chaminé.

 


A manga filtrante é confeccionada de tecido ou feltro nãotecido e se assemelha a uma manga de camisa com o fundo fechado, que envolve uma estrutura metálica cilíndrica de estruturação, chamada gaiola. Este conjunto é responsável pela coleta do MP através da s ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade