Edição Nº 101 - Novembro/Dezembro de 2019 - Ano XVIII
1052 visualizações
Filtros leito: diversas possibilidades de aplicação


Filtros leito: diversas possibilidades de aplicação



por Stephanie Manchado

 

Em uma sociedade onde o tratamento de água e efluentes é vital, seja no ambiente pessoal ou industrial, os filtros são parte importante do desenvolvimento. Existem diversos tipos de filtros disponíveis no mercado, cada qual com as suas indicações preferenciais e suas características. O filtro leito, por exemplo, é um dos tipos existentes no Brasil.
Formado por um vaso (carcaça), que é uma espécie de reservatório, e elementos filtrantes, o filtro leito tem como objetivo filtrar e purificar o líquido que passar por entre suas estruturas. Em seu interior, uma camada de material granulado é usada para filtrar as impurezas e resíduos do líquido.
“Um filtro leito consiste na concentração de um meio filtrante, que pode ser areia, carvão, zeólita e outros, dentro de um vaso. O nome ‘leito’ deve-se ao fato do meio filtrante ficar sempre no fundo do recipiente, formando um tipo de ‘cama’, ou seja, um leito. A água passa pelo meio filtrante, que retém as impurezas” – contextualiza Jackson Barbosa, designer de produtos da Laffi Filtration.
O leito, formado por um meio filtrante, retém partículas sólidas enquanto permite a passagem da água “limpa”. Este modelo de filtração é muito utilizado para filtrar água e efluentes (como o esgoto) e pode ser utilizado como pré-tratamento ou polimento final para o líquido. Já a carcaça, que também pode ser chamada de vaso ou tanque, é fabricada a partir de chapas de aço carbono, aço inox ou até produzida em polietileno rotomoldado, revestido por fibra de vidro (PRFV).
Esta composição entre leito e carcaça forma a estrutura essencial de um filtro leito. Para o melhor funcionamento, “o filtro é dotado de quadro de manobras com válvulas e manômetros” e a carga filtrante deve ser aplicada conforme a necessidade de filtragem, segundo informações da Laffi Filtration.
O tratamento por filtro leito segue os mesmos princípios dos processos convencionais de filtração. O diferencial é a maneira com que o meio filtrante é disposto no filtro. Carvão ativado, areia e zeólita são alguns dos materiais filtrantes que podem ser utilizados na composição do filtro leito.
A eficiência da filtração depende de diversos fatores, incluindo o tipo de líquido a ser tratado e o meio filtrante utilizado. Os materiais filtrantes devem ser escolhidos com precisão para proporcionar os ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade