Edição Nº 101 - Novembro/Dezembro de 2019 - Ano XVIII
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Os ODS e os novos modelos de desenvolvimento


Os ODS e os novos modelos de desenvolvimento



por Mariana Schuchovski

O mundo dos negócios nunca foi tão inovador como atualmente. Vivenciamos modificações profundas sobre as formas de: locomoção, trabalho, geração de renda, comunicação e interação, vivendo o movimento de “uberização” nas empresas. Estamos no olho do furacão de tantas transformações importantes e significativas que os avanços na inovação e na tecnologia nos proporcionam cada vez mais. Mas não é só isso que está nos impulsionando adiante. Existem muito mais coisas que nos levam a estas transformações.
Uma delas é o fato de que cada vez mais as novas gerações estarem se preocupando com o seu papel no mundo, buscando identificar qual é a sua contribuição para tornar o lugar que vivemos em um mundo melhor. Atualmente, os consumidores analisam os valores das empresas e marcas que consomem. Pesquisas recentes mostram que 87% dos consumidores realizam suas compras baseadas no propósito socioambiental da marca/empresa. E ainda, mais de três quartos dos consumidores entrevistados (76%) deixariam de comprar de uma marca/empresa com valores contrários aos seus. Ou seja, as pessoas não mais querem apoiar algo que não acreditam ou com a qual não se identificam. Isto significa que hoje somos motivados por coisas maiores, não apenas o que antes era considerado suficiente. É inspirador.
Outro – importantíssimo – fator foi o lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em 2015, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que nos apresentou inúmeras novas possibilidades de buscar um mundo melhor, com a proposta de “não deixar ninguém para trás” (como seu slogan define). Foram definidos 17 Objetivos e 169 metas para atingir o desenvolvimento sustentável em todo o mundo até 2030. Por isso, a chamada Agenda 2030, ou Agenda Global, é para todos os governos, organizações de todos os setores e sociedade civil. Desde a tentativa de acabar com a miséria (ODS 1) até a de buscar o consumo consciente (ODS 8), por exemplo, surgem uma ampla variedade de opções de novos modelos de negócios.

Como?
Repare bem nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e perceba que foi definido também a principal “fórmula” para se implementar os ODS e atingir as metas até 2030: o ODS 17, que preconiza as parcerias para a implementação dos ODS.
No mundo inteiro estão sendo desenvolvidos negócios em parceria: organizações públicas e privadas estão trabalhando juntas em prol das metas; organizações diversas do terceiro setor e ...


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