Edição Nº 102 - Janeiro/Fevereiro de 2020 - Ano XVIII
120 visualizações
Estudo de aplicação em filtro de mangas na indústria de fundição


Estudo de aplicação em filtro de mangas na indústria de fundição



por Marcelo Zefino Teixeira e Dr. Luciano Peske Ceron

Cada vez mais as indústrias estão empenhadas em buscar soluções para os impactos ambientais gerados pelas suas atividades produtivas, preservando a saúde, meio ambiente e o bem estar da população. Atualmente, a indústria fica sujeita a processos judiciais por não cumprir as normas e assumir os riscos que possam causar danos ao meio ambiente e, dependendo do segmento em que a indústria está inserida, a integridade física dos colaboradores e populações ao redor. Com o objetivo de manter a qualidade do ar perante a resolução nacional CONAMA nº 436/2011, o uso de sistemas de filtragem como os filtros de mangas em plantas industriais continua crescendo de forma exponencial, devido à necessidade de adequação às diversas exigências impostas.
Os filtros de mangas possuem uma alta eficiência na retenção das partículas, de até 99,99%, abrangendo uma ampla faixa granulométrica (LORA,2002), sendo utilizados em grande escala em indústrias de fundição. Segundo a Associação Brasileira de Fundição (ABIFA), a produção por meio de fundição obteve um crescimento correspondente à faixa que varia de 12% a 15%, fazendo com que o volume de negócios obtivesse um incremento de 28% a 30%. o Brasil é um dos 10 maiores mercados de fundição do mundo, com uma capacidade de produção que gira em torno de 4 milhões de toneladas anuais. Além disso, o Brasil possui 1.167 empresas no ramo, sendo que 40% delas atuam com fundição de ferro, 21% alumínio e 14% com aço. As demais empresas correspondentes aos 25% restantes, atuam com a fundição de metais não ferrosos, cobre, zinco e magnésio.
Fundição é o processo de fabricação de peças metálicas, tendo como princípio, o enchimento com metal líquido de uma cavidade de um molde com formato e dimensões correspondentes ao da peça a ser fabricada. O processo de fundição permite obter peças que vão de pequenas à grandes dimensões, desde geometrias simples até as mais complexas, tornando essa a principal vantagem em relação aos demais processos. Contudo, existem desvantagens como a microporosidade, tensões residuais e variações no tamanho de grão quando se tratando de aço fundido, ocasionando menor resistência e ductilidade ao material.
Apesar da existência de várias variantes, a fundição se demostra um processo simples e que pode ser ilustrada no fluxograma abaixo, considerando uma fundição por gravidade em areia.

 


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade