Edição Nº 103 - Março/Abril de 2020 - Ano XVIII
8859 visualizações
Processos químicos de formação de dioxinas e furanos nas reações de cloroquímicos


Processos químicos de formação de dioxinas e furanos nas reações de cloroquímicos



por João Carlos Mucciacito

Sob a denominação de dioxinas são reunidas na literatura duas classes de compostos, as dibenzodioxinas policloradas (PCDDs) e os dibenzofuranos policlorados (PCDFs), somando 210 moléculas diferentes(1).
Dioxinas e furanos são éteres aromáticos, tricíclicos e aproximadamente planares, com propriedades químicas, físicas e biológicas semelhantes. A figura 1 mostra as fórmulas estruturais genéricas, bem como a numeração sistematizada dos átomos de carbono.

 


As moléculas podem ter de 1 a 8 átomos de cloro. Assim, para as moléculas com 1 a 7 átomos de cloro são possíveis determinados isômeros de posição.
De acordo com proposta da EPA (Bellin J. S., Barnes D. G. apud 1), ficou estabelecida a seguinte terminologia:
Congênere: denominação de uma dada molécula pertencente a uma classe de moléculas. Ou seja, neste caso, qualquer molécula com 1 a 8 átomos de cloro, pertencente à classe das dibenzodioxinas policloradas ou dos dibenzofuranos policlorados corresponde a um congênere. Assim, para PCDD há 75 e para PCDF há 135 congêneres.
Homólogo: são moléculas com o mesmo número de átomos de cloro e pertencentes à mesma classe de moléculas. Há 8 grupos de homólogos de PCDD e 8 de PCDF. A denominação do grupo de homólogos é feita de acordo com o grau de halogenação e com a classe do composto. Uma abreviação usual do grupo de homólogos, por exemplo da hexacloro dibenzodioxina, é HexaCDD ou HxCDD ou H6CDD ou H6CDD ou Cl6CDD ou Cl6CDD.
Isômeros: são moléculas dentro do mesmo grupo homólogo, com diferentes localizações dos átomos de cloro (por exemplo, para os HxCDD há 10 isômeros).
Dentre os isômeros, os de maior importância ambiental e toxicológica são os compostos contendo 4 átomos de cloro (tetracloro dibenzodioxinas). Têm alto ponto de fusão apresentando-se associados à partículas, em matrizes ambientais(1).

 


As dioxinas podem ser formadas em processos químicos, neste caso estando em questão praticamente todas as reações de cloroquímicos, podendo ser encontradas tanto nos produtos quanto nos efluentes de produção. As principais fontes, contudo, a partir das qua ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade