Edição Nº 103 - Março/Abril de 2020 - Ano XVIII
8855 visualizações
Filtros coalescentes são fundamentais para uma filtração eficiente


Filtros coalescentes são fundamentais para uma filtração eficiente



por Stephanie Manchado

O setor industrial conta com diversos tipos de processos de produção, cada qual com as suas características. Todo tipo de indústria precisa utilizar filtros para proteger a produção, os produtos e os consumidores. Em indústrias onde o gás natural é um elemento importante da produção, alguns cuidados são necessários para se manter a eficiência do processo produtivo. Sistemas de ar comprimido em altas pressões podem tornar a utilização de filtros coalescentes para gás indispensáveis.
Durante o processo de produção, transporte e distribuição, o gás natural contém sólidos e líquidos contaminantes que podem causar danos aos equipamentos utilizados no processo. Os contaminantes líquidos podem ser óleos lubrificantes, água, condensados, aminas, glicol, inibidores de corrosão e/ou uma mistura destes elementos.
Portanto, a remoção de impurezas do sistema de ar comprimido de alta pressão é primordial para evitar que haja contaminação de processos e produtos. Um meio filtrante importante para executar esta tarefa é o filtro coalescente para gás.
“O principal objetivo da utilização dos filtros coalescentes é para que o gás utilizado em algum processo esteja puro, evitando, assim, contaminações que acarretam perdas nas operações” – explica Jayme Bydlowski, diretor da HB Ar Comprimido. A coalescência é um método utilizado em diversas instalações industriais que necessitam de ar comprimido purificado ou gases filtrados.
O óleo presente no gás, após o contato com lubrificante de compressores, por exemplo, é um dos motivos para a aplicação de filtros coalescentes. Estes devem ser instalados logo após o sistema de compressor, de modo a reter o óleo e outros elementos prejudiciais ao processo industrial.
Os filtros coalescentes são muito utilizados para remover partículas submicrônicas, podendo ser aplicados para ar comprimido de diversos elementos, como gás carbônico, hidrogênio, hélio e oxigênio.
Além disso, os filtros coalescentes são uma ótima opção para diminuir os custos de operação da retenção de aerossóis líquidos dos gases, como água e óleo. Esta redução de custo pode ser compreendida devido à diminuição do consumo de energia elétrica na geração de ar comprimido e aos menores custos de manutenção.

O processo de coalescer: como funcionam os filtros coalescentes
A separação dos líquidos e sólidos finos que podem estar presentes no gás natural exige uma tecnologia específica par ...


AVISO

Para acessar esta matéria na íntegra é necessário estar logado.Clique aqui para realizar o seu cadastro!
Já tem login? clique aqui

Publicidade