Publicidade
MEIO FILTRANTE - Transmissoras e distribuidoras de energia do Estado de São Paulo participam de reunião na Secretaria de Energia e Mineração com o diretor geral do ONS

Esta notícia já foi visualizada 226 vezes.

Transmissoras e distribuidoras de energia do Estado de São Paulo participam de reunião na Secretaria de Energia e Mineração com o diretor geral do ONS

Data:2/6/2017

Encontro tem por objetivo acompanhar o andamento das obras de transmissão e distribuição que passam pelo Estado de SP

A Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, foi sede na última sexta-feira, 26 de maio, da 12ª reunião deliberativa do GTSP – Grupo de Transmissão São Paulo. Semestralmente a Secretaria recebe esses encontros liderados pelo diretor geral do ONS – Operador Nacional do Sistema, Luiz Eduardo Barata, que tem por objetivo acompanhar o andamento das obras de transmissão e distribuição que passam pelo Estado.

A gerente de Planejamento da Operação Elétrica do ONS, Sumara Ticom, apresentou um balanço das obras concluídas no final de 2016 e início deste ano. Sumara destacou a situação dos empreendimentos de 500 kV destinados ao escoamento da energia gerada nas usinas do rio Madeira (Santo Antônio e Jirau) e de Belo Monte e as consequências na operação do SIN – Sistema Interligado Nacional, na hipótese de que estes empreendimentos não entrem em operação nas datas prevista.

A construção da LT Araraquara II – Taubaté da Copel, e as LTs Araraquara II – Itatiba, Araraquara II Fernão Dias, Itatiba – Bateias e a subestação 500/440 kV Fernão Dias, fundamentais para o escoamento da energia gerada no norte do país, também foram tema de debate na reunião.

O consultor técnico da Superintendência de Transmissão de Energia da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Daniel José Tavares de Souza, apresentou a situação dos estudos de planejamento que estão em andamento, visando reforçar e aumentar a segurança no abastecimento de energia no estado, tendo como destaque os novos empreendimentos localizados na Região Metropolitana de São Paulo.

Participaram do encontro representantes do Ministério de Minas e Energia, Cetesb e concessionárias que apresentaram o andamento das obras, destacando os principais entraves e dificuldades encontradas na construção, sejam eles de caráter de licenciamento ambiental ou fundiário.

Também acompanharam a reunião representantes do ONS, EPE, Secretaria de Energia e Mineração, Furnas, ISA Cteep, Elektro, AES Eletropaulo, Emae, CPFL Energia, EDP São Paulo, Copel, PBTE,CESP, MSG, Cantareira e Transenergia São Paulo.


Fonte: Secretaria de Energia e Mineração/www.energia.sp.gov.br

Comentários desta notícia

Publicidade