Publicidade
MEIO FILTRANTE - Inteligência de Mercado e Estratégia de Negócios são temas de palestra na Abrafiltros

Esta notícia já foi visualizada 224 vezes.

Inteligência de Mercado e Estratégia de Negócios são temas de palestra na Abrafiltros

Data:2/6/2017

A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, realizou, no dia 18 de maio, no auditório do Centro Empresarial Pereira Barreto, sede da entidade, palestra “Inteligência de Mercado” e “Consultoria Estratégica de Negócios – Modelo sem Custo”, com os professores Rodrigo Ferreira – Strong ESAGS e Valmir Conde, da Escola Superior de Administração e Gestão Strong – ESAGS, conveniada com a Fundação Getúlio Vargas. “A palestra faz parte do Ciclo 2017 e tem como objetivo ampliar conhecimentos, promover o debate acerca de temas que envolvam a indústria em prol do desenvolvimento do setor, bem como oferecer benefícios aos associados da Abrafiltros”, afirma João Moura, presidente da entidade.

Durante a sua apresentação, Ferreira discorreu sobre os trabalhos que o Centro de Inteligência de Mercado (CIM) da Strong ESAGS pode realizar, caso a entidade e associados queiram participar do projeto. “No CIM, os alunos se aprofundam sobre o tema pesquisa, coletando e analisando dados e  indicadores econômicos”. Sobre o setor de filtração, o professor, alertou, por exemplo, sobre as mudanças no segmento automotivo que podem chegar com novas opções de mobilidade.

“A primeira arma que temos é a informação para acompanhar o desenvolvimento. O setor é dinâmico, exige essas informações e cada vez mais dados de mercado”, afirmou Ferreira, ressaltando que pesquisas apontam que já há um número menor de jovens utilizando carros na Europa e nos Estados Unidos, e a evolução dos veículos compartilhados, bem como a chegada dos veículos autônomos, deve ter impacto na indústria automobilística com reflexos no segmento de filtros automotivos.

Levantou também a questão da confidencialidade quando se trabalha com informações estratégicas e inovações, porém dados referenciais podem ser divulgados numa pesquisa.  Atualmente, 20 alunos trabalham em pesquisa no CIM e 12 professores fazem o acompanhamento da equipe.

O professor Valmir Conde falou sobre a Consultoria Estratégica de Negócios, disciplina do último ano do curso de Administração. “Convidamos as empresas para participarem, sem custo, da consultoria. A empresa apresenta as fragilidades e problemas que afetam a operação, os alunos estudam e fazem diagnóstico das causas, apresentando no final do trabalho melhorias operacionais”, explicou. Segundo o professor, os alunos analisam a empresa na ótica dos conceitos acadêmicos e ferramentas de gestão estudadas nas disciplinas: Administração Estratégica; Administração Financeira;  Administração Mercadológica; Administração de Produção e Materiais; Administração de Recursos Humanos; e Administração de Serviços.

“A consultoria pode desenvolver e otimizar produtos e processos produtivos, oferecer melhorias em qualidade, redução de tempo e de custos, bem como alavancar a performance financeira”, exemplificou.

Ao fim da apresentação, o professor convidou as empresas a participarem do projeto, gratuitamente. “As empresas podem contar com a análise estratégica operacional, ferramentas de gestão e os alunos, o aprendizado na prática e interação faculdade-empresa”, concluiu.

Novos temas e palestrantes estão programados para o Ciclo de Palestras Abrafiltros 2017 e serão informados oportunamente pela Abrafiltros.

Da esq. p/ dir.: Marcos Carneiro, administrador da Abrafiltros; Valmir Conde, professor da Strong ESAGS e coordenador da Consultoria Estratégica de Negócios; João Moura, presidente da Abrafiltros; Helmut Zschieschang, vice-presidente da Abrafiltros; Rodrigo Ferreira, professor da Strong ESAGS e coordenador do Centro de Inteligência de Mercado.


Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais – reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor.

 
Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários desta notícia

Publicidade