Publicidade
MEIO FILTRANTE - Oportunidades de investimento é destaque em evento da Câmara Espanhola no Rio de Janeiro

Esta notícia já foi visualizada 237 vezes.

Oportunidades de investimento é destaque em evento da Câmara Espanhola no Rio de Janeiro

Data:6/6/2017

Representantes de grandes empresas com atuação em infraestrutura e energia, setores em destaque no Rio, estarão presentes para reforçar o peso do empresariado espanhol na região. AquaRio, Museu do Amanhã e Gran Meliá Nacional Rio foram homenageados durante o almoço. A Espanha já é o terceiro maior investidor direto no país, com US$64 bilhões, 12% do total, segundo o Banco Central.

Câmara Espanhola de Comércio no Brasil promoveu um Almoço de Networking no dia 2 de junho (sexta-feira), no Gran Meliá Nacional em São Conrado, Rio de Janeiro (RJ), com o objetivo de desenvolver as relações econômicas entre Brasil e Espanha, — segundo encontro de relacionamento com o empresariado espanhol na cidade e no Brasil. O evento, contou com a presença de Maria da Conceição Gomes Lopes Ribeiro, da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro Codin-RJ, do coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, Antonio Fernando Cruz de Mello, inúmeros empresários e imprensa, oportunidade que tem o objetivo de reforçar o trabalho da entidade em promover oportunidade de negócios entre os dois países. Segundo dados disponibilizados pelo Banco Central, a Espanha já é o terceiro maior investidor direto no país, com US$64 bilhões, 12% do total.

De acordo com o presidente da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil e do Banco Santander no Brasil, Sérgio Rial, somente no Rio de Janeiro vivem 21 mil espanhóis, e em todo Brasil são 25 mil. A Câmara Espanhola reune 250 empresas espanholas no Brasil, com sede em São Paulo, e algumas delas, como o Banco Santander apoiou símbolos do processo de revitalização do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos 2016.

—Empresas espanholas vem promovendo vários eventos no Rio de Janeiro devido à intenção de transformar a cidade em um importante polo da relação entre ambos os países— disse Rial.

O executivo expressou confiança das empresas espanholas na economia do Brasil, muito embora ainda em uma recesão e crise política nos últimos anos.

—O Brasil é um grande mercado para todas as empresas espanholas. As empresas mais importantes da Espanha operam no Brasil. O Santander hoje é grande por conta do Brasil, em cinco anos somam 29 bilhões em negócios no país— frisou.

Durante a homenagem aos símbolos, Rial afirmou que os três têm em comum serem frutos de iniciativas do setor privado e que passaram a ser polos importantes do processo de revitalização do Rio de Janeiro.

Ele também falou sobre o “Ícone” Hotel Gran Meliá Nacional: — edifício abandonado por mais de 20 anos, obra projetada por Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx na década de 1970, —hoje sedia o evento da Câmara Espanhola, disse.

— Hotel com 33 apartamentos foi um dos principais símbolos turísticos do Rio de Janeiro até 1995, quando fechou as portas por problemas financeiros. O piso foi substítuído por completo, mas manteve a cor areia, como planejara Niemeyer, para que se integrasse com a vista, para o mar. No total 413 quartos e suítes, distribuídos em 33 andares, foi reaberto em dezembro do ano passado graças a um investimento de US$ 130 milhões — ressaltou o presidente do Santander.

—O Rio de Janeiro é um mercado estratégico para a Câmara. Por meio desta iniciativa, além e criarmos um vínculo maior com a cidade, promovemos a interação entre governantes, associados e potenciais investidores sobre temas da atualidade, debatendo questões e tendências em evidência. O encontro propicia também aos associados novas oportunidades para geração de negócios em regiões muitas vezes desconhecidas para os investidores— afirmou Carolina Carvalho, diretora executiva da Câmara Espanhola.

Referência no suporte e promoção de networking a empresas de todos os tamanhos, a Câmara mobiliza o empresariado local a fim de proporcionar um ambiente de negócios ativo, segundo Carolina. —Reforço nosso compromisso de seguir trabalhando em benefício dos interesses de nossas empresas, além de enfatizar a importante atuação das companhias espanholas não só no Rio mas no Brasil—, acrescenta a executiva.


Na ocasião foram homenageados os três grandes novos marcos de intervenções urbanísticas da cidade do Rio de Janeiro: o AquaRio, maior aquário marinho da América do Sul; o Museu do Amanhã, por seus valores éticos, sustentáveis e culturais e por simbolizar a renovação da Praça Mauá; e o Gran Meliá Nacional Rio, pela recuperação de um dos maiores patrimônios históricos da cidade.


Mas com grandes expectativas e orgulhoso mesmo está o vice-presidente da Meliá no Brasil, Rui Manuel de Oliveira, que ao receber a homenagem não poupou palavras: —O Grupo Meliá está há 25 anos no Brasil, operando com 17 hoteis, mas este, nós revitalizamos com todo cuidado de respeitar as exigências de patrimônio arquitetônico e histórico, é hoje nosso ícone nacional, com todas condições de receber eventos, turistas de negócios ou à lazer— completou.

O antigo anfiteatro, que recebeu shows internacionais de nomes como B.B. King, James Brown e Charles Aznavour, dará lugar a um centro de convenções. O espaço, localizado em um prédio anexo, que deve começar a funcionar em 2018.


Um hotel entre o mar e o verde da floresta, — vista de tirar o fôlego na pitoresca São Conrado.

Outro homenageado na ocasião, o AquaRio: maior aquário da América Latina e inaugurado em 2016 no revitalizado Porto Maravilha, já atraiu 200 mil visitantes em apenas sete meses de operação — destacou o ministro conselheiro da embaixada da Espanha no Brasil, José Manuel Pascual.

O evento foi patrocinado por: Meliá Hotels International, Repsol Sinopec Brasil, Cobra, CYMI, Demarest Advogados, Empresa de Navegação Elcano, Elektro, Santander e Vivo.

Perfil — A Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil é uma associação empresarial que atua há mais de 60 anos na promoção das relações econômicas entre Espanha e Brasil e conta com associados dos mais diversos setores, portes e nacionalidades. Além do intercâmbio comercial entre os dois países, sua missão é promover um ambiente de negócios ativo, valorizando o networking e gerando o compartilhamento de informações estratégicas por meio de eventos e comitês setoriais de trabalho, apoio a missões empresariais, busca de importadores e parceiros comerciais, além de apoio ao posicionamento da marca das empresas associadas no mercado brasileiro. | www.camaraespanhola.org.br



Fonte: www.revistafatorbrasil.com.br 

Comentários desta notícia

Publicidade