Publicidade
MEIO FILTRANTE - Consórcio de veículos obtém alta de 4,7% no acumulado até abril

Esta notícia já foi visualizada 76 vezes.

Consórcio de veículos obtém alta de 4,7% no acumulado até abril

Data:13/6/2017

Melhora nos segmentos de motos e pesados favoreceu média geral

MÁRIO CURCIO, AB


A venda de novas cotas de consórcio de veículos no primeiro quadrimestre somou 637,8 mil unidades e alta média de 4,7% no confronto com o mesmo período do ano passado. Essa média (formada por todo o setor automotivo, inclusive duas rodas) aumentou em 1,3 ponto porcentual em relação ao acumulado dos três primeiros meses por causa da melhora nos segmentos de motos e veículos pesados. 

No acumulado até março o setor de motocicletas havia somado 208 mil novas cotas, o que resultava em queda de 9,2% ante o mesmo período de 2016, mas com as vendas de abril as cotas saltaram para 278 mil e a retração no acumulado diminuiu para 7,4%. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac). 

A entidade recorda que o volume de créditos comercializados para motos (somatório de todas as cartas contempladas emitidas) no acumulado até março era negativo em 1,7%, mas se tornou estável no total até abril. 

Para os veículos pesados, a venda de novas cotas saltou de 9 mil no acumulado até março para 14,1 mil no total até abril, elevando o crescimento ante iguais períodos de 2016 de 8% para 20,1%. Segundo a Abac, a explicação para o crescimento acentuado em um único mês ocorreu porque as montadoras de caminhões e também os bancos utilizaram a modalidade como alternativa diante da retração de mercado. 

No caso dos veículos leves, a venda de 345,6 mil novas cotas até abril resultou em alta de 16,2%, mantendo o crescimento observado no trimestre. O valor médio das cotas no acumulado até abril foi de R$ 41,3 mil, ou 5,9% maior que o anotado nos mesmos quatro meses de 2016.
 

Fonte: www.automotivebusiness.com.br 

Comentários desta notícia

Publicidade