Publicidade
MEIO FILTRANTE - Fundação Toyota ensina práticas de gestão ambiental na virada sustentável de São Paulo

Esta notícia já foi visualizada 213 vezes.

Fundação Toyota ensina práticas de gestão ambiental na virada sustentável de São Paulo

Data:22/8/2017

Em sua estreia na Virada Sustentável de São Paulo, a Fundação Toyota do Brasil promoverá na próxima sexta-feira (25) uma oficina gratuita a fim de transmitir ao público do evento a experiência e os resultados do Ambientação. A iniciativa é desenvolvida há nove anos pela entidade, que aplica a metodologia do “Toyota Business Practices” (TBP), ferramenta de solução de problemas fabris criada pela montadora Toyota e que passou por adaptações para que fosse aplicada no cotidiano, como forma de disseminar práticas sustentáveis.

A oficina, que será ministrada no auditório 2 da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ), é gratuita a todos os participantes do evento mediante inscrição prévia e será ministrada pela coordenadora do Projeto Ambientação, Elaine Marques. Os interessados devem acessar o endereço fundacaotoyotadobrasil.org.br/participe e preencher o cadastro. As inscrições são limitadas.

No evento, os participantes conhecerão o conceito do TBP e também terão acesso a alguns cases de sucesso do Projeto Ambientação, que recentemente promoveram a educação e economia em questões como o consumo consciente de água e energia elétrica e o gerenciamento de resíduos dentro de prédios públicos.

A ação já envolveu mais de meio milhão de pessoas em comunidades nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul e conquistou importantes prêmios ambientais e de responsabilidade social. 


“Nesses nove anos de projeto, a principal conquista da Fundação Toyota é perceber a mudança de comportamento, principalmente, quando vemos os mais jovens e crianças levando o conhecimento adquirido para casa e sendo exemplos de multiplicadores do bem. Nós temos um orgulho muito grande de poder contribuir com a comunidade”, afirma Elaine Marques, coordenadora do projeto Ambientação da Fundação Toyota do Brasil.

Em Sorocaba (SP), nos últimos dois anos, o projeto gerou uma economia de mais de um milhão de reais aos cofres públicos. Já em Indaiatuba (SP), primeira cidade a receber a metodologia, além dos resultados financeiros, a conquista está na mudança de comportamento da comunidade. Em 2015, a cidade conseguiu driblar a crise hídrica em função dos esforços anteriores do projeto. O Ambientação foi ainda inserido na grade curricular  das escolas municipais da cidade desde 2008.

Serviço
Virada Sustentável de São Paulo
Fundação Toyota apresenta Oficina “Projeto Ambientação”
Data: 25 de agosto (sexta-feira)
Horário:  às 14h00
Local: UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz) - Auditório 2 (Av. Quarto Centenário, 1268 – portão 7 - São Paulo – SP
Endereço para cadastro: fundacaotoyotadobrasil.org.br/participe  ou use o QR Code abaixo para acessar a página de inscrições.  As Inscrições são limitadas.



Virada Sustentável

A Virada Sustentável é o maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade do Brasil, e envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo, e desde então vem ampliando seu escopo de atuação, promovendo edições em cidades como Sinop, Manaus, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em agosto de 2016, a 6ª edição da Virada Sustentável na capital paulista reuniu cerca de 1,2 milhão de pessoas em mais de 800 atividades e atrações gratuitas espalhadas por mais de 130 lugares da cidade. Para mais informações, acesse: www.viradasustentavel.org.br

Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

Nacionalmente, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

No Pantanal sul-mato-grossense, o apoio de mais de duas décadas ao Projeto Arara Azul nas atividades de proteção e monitoramento da espécie retirou, em 2014, a ave da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Na década de 90, especialistas contabilizavam cerca de 1.500 aves e hoje, com o apoio da Toyota, estima-se uma população de 5 mil aves naquela região. No estado de São Paulo, a entidade promove o projeto Águas da Mantiqueira, iniciativa de pesquisa em conservação da biodiversidade, que visa o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município paulista de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira - cordilheira que é a maior província de água mineral do mundo.

Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Fundação Toyota do Brasil.

Comentários desta notícia

Publicidade