Publicidade
MEIO FILTRANTE - IBP debate inovação e tecnologia na indústria de O&G no Museu do Amanhã

Esta notícia já foi visualizada 179 vezes.

IBP debate inovação e tecnologia na indústria de O&G no Museu do Amanhã

Data:22/8/2017

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) realiza a O&G TechWeek — evento brasileiro pioneiro promovido pela indústria focado em tecnologia e tendências para o futuro do setor de óleo e gás —, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Centro do Rio de Janeiro. Do dia 21 até 25 de agosto (sexta-feira), serão discutidos temas como tendências, upstream, downstream, gás e energia e sociedade tecnológica. Serão 28 palestras divididas em talk shows, estudos de casos e atividades interativas com 70 palestrantes nacionais e internacionais.

Entre os nomes que participam está Jorge Camargo, presidente do IBP, Hugo Repsold, diretor executivo de assuntos corporativos da Petrobras, Francesco Fazio, consultor principal da Deloitte/Doblin, Jesus Pacheco, VP executivo de tecnologia e inovação da Siemens, Osmond Coelho Jr., gerente geral de serviços e operações especializados de Libra, Segen Estefen, diretor de tecnologia e inovação da Coppe/UFRJ e Peter Kronstom, do Instituto de Futurismo de Copenhagen.

Milton Costa Filho, secretári-geral do IBP, destaca os objetivos e a importância da O&G TechWeek. “Tecnologia e inovação significam o futuro da nossa indústria, sem isso não conseguiremos explorar e produzir os recursos disponíveis. A O&G TechWeek será um evento pioneiro para discutir um assunto de grande importância.” Ele lembra que, de acordo com o BNDES, 53% dos R$ 557 bilhões previstos para serem investidos na indústria brasileira até 2019 serão destinados ao setor de petróleo e gás.

Entre as grandes tendências para os próximos anos estão questões como sustentabilidade, democratização, automatização e desenvolvimento tecnológico. “O futuro é agora e está sendo criado hoje. Achamos que o amanhã será o mesmo que hoje e um pouco mais, mas não é. Os cenários mudam e as ideias se transformam”, diz Peter Kronstrom.

Petrobras, Governo Federal, Repsol Sinopec Brasil, Shell Global Solutions, Aker Solutions e Deloitte patrocinam o evento.

Ideias inovadoras: junto com a O&G TechWeek, o IBP e a Fábrica de Startups — uma das maiores aceleradoras europeias, sediada em Portugal — lançam o Ideation Week. Com um caráter prático, o projeto visa gerar ideias inovadoras para o setor de óleo e gás. Durante cinco dias, os participantes terão que identificar os principais desafios do setor de óleo e gás e colocar em prática os projetos e ideias mais disruptivos.

Surpreendentemente, o programa já recebeu o triplo de inscrições do que a capacidade do evento permite, e os inscritos são de áreas mais variadas do que normalmente acontece. Segundo Hector Gusmão, CEO da Fábrica de Startups Brasil, em meio à crise econômica, mais pessoas estão buscando oportunidades no empreendedorismo.

Congresso Rio Automação — A TechWeek será realizada em paralelo ao Congresso Rio Automação. Voltado aos profissionais de automação e instrumentação, o tradicional evento traz o lema “Instrumentação e Automação: promovendo a competitividade e eficiência operacional”. O Rio Automação acontece nos dias 22 e 23 de agosto(terça e quarta-feira0, no RB1. A programação vai abordar temas como Indústria 4.0, Internet das Coisas, Automação Remota, Empreendedorismo e Cyber Security.

Programação e Aplicativo — O programa da O&G TechWeek [http://www.ogtechweek.com.br] pode ser obtido por meio do aplicativo do evento — disponível para Android e iOS.



Fonte: www.revistafatorbrasil.com.br 

Comentários desta notícia

Publicidade