Publicidade
MEIO FILTRANTE - Nova edição no ar da Revista TAE

Esta notícia já foi visualizada 976 vezes.

Nova edição no ar da Revista TAE

Data:2/10/2017

E o saneamento continuará em evidência!

A lei federal do saneamento básico no Brasil, n° 11.445, sancionada em 2007 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nos dava a expectativa de que iniciávamos uma nova e oportuna transição. Fato é que 10 anos já se foram e não alcançamos os progressos vislumbrados e almejados por investidores desse setor e muito menos por aqueles que desses benefícios necessitam: o povo. De acordo com estudos do SNIS (Sistema Nacional de Informação sobre o Saneamento Básico), o que tivemos de concreto foi uma pequena melhora na área de tratamento de esgoto, que passou de 40,2% para 50,3%, já o abastecimento de água que antes era de 80,9% agora está em 83,3%. Os números mostram que a metade da população brasileira ainda continua sem esgoto tratado.

Acrescenta-se a esta situação a ideia de acordarmos todo dia com uma novidade diferente. Um dia, a possibilidade de extinção da Amazônia, no outro, um novo caso de corrupção. Difícil acreditar que melhores momentos virão, mas é preciso acreditar. É preciso confiar em um mundo melhor e agarrar as oportunidades de crescimento que aparecem. Elas podem até demorar, mas acredite, irão chegar.

O segundo trimestre de 2017 trouxe a notícia de que o governo disponibilizará 11,7 bilhões em linhas de crédito para obras públicas e para o financiamento de concessões na área de infraestrutura, e um dos pontos prioritários será o saneamento. Sim, o setor voltou a ficar em evidência. 

Este avanço promete estimular ainda mais a retomada do crescimento do setor, prova disso é a realização da 28ª edição da Feira Nacional de Saneamento Básico e Meio Ambiente (Fenasan) 2017. Um evento que conta com o apoio da Revista TAE e que você, interessado neste segmento, não deve deixar de comparecer e conferir de perto.

Seja com boas notícias ou não, é fundamental que você continue fazendo sua parte. Pensar o saneamento e acreditar que ele pode fazer a diferença na vida das pessoas já é um ótimo começo para ações positivas.

Trazemos nesta edição, as possibilidades de aplicações do carvão ativado; casos de empresas que desenvolveram novos produtos para filtragem por prensa (filtro prensa); além de novidades sobre o tratamento de água para caldeiras e também para o tratamento de lagoas e represas. Nos encontraremos em nossa próxima edição, ótima leitura!


Rogéria Sene Cortez Moura
Editora

Comentários desta notícia

Publicidade