Publicidade
MEIO FILTRANTE - Produção em alta traz emprego de volta

Esta notícia já foi visualizada 3285 vezes.

Produção em alta traz emprego de volta

Data:6/10/2017

Mais de 480 pessoas que estavam em layoff e PSE retornam aos seus postos em setembro

SUELI REIS, AB


A produção de veículos registra mais um crescimento ao fechar os números de setembro, acumulando alta de 27% no ano sobre igual período de 2016: já são mais de 1,98 milhão de unidades entregues nos nove meses completos de 2017, considerando leves e pesados. Por causa da maior demanda, as montadoras estão chamando de volta os trabalhadores que estavam afastados por layoff ou pelo PSE (Programa de Seguro-Emprego). Em setembro, quase 500 trabalhadores – precisamente 489 pessoas – retornaram aos seus postos de trabalho, de acordo com dados divulgados na quinta-feira, 5, pela Anfavea, associação das fabricantes.

 

O total de afastados pela indústria fechou setembro em 5.831 contra os 6.320 computados em agosto: eram 3.432 em layoff e 2.888 no PSE, o que passou para 2.964 e 2.867, respectivamente.

“Esses instrumentos são importantes em períodos de crise e à medida que há uma retomada, as pessoas vão reocupando suas funções”, afirma o vice-presidente da Anfavea, Rogelio Golfarb, ao apresentar o balanço da indústria até setembro.

Por outro lado, ao solicitar que os trabalhadores afastados retomassem seus postos, não houve necessidade em abrir novas vagas. O número de empregados ficou estável na passagem de agosto para setembro, com os mesmos 126,2 mil funcionários, ao mesmo tempo em que este é o maior volume total de empregados registrado no ano, uma vez que este total sempre oscilou entre 124 mil e 125 mil de janeiro a julho.

Apesar do maior número de trabalhadores na ativa em setembro, o volume entregue pela indústria caiu 9,2% com relação a agosto, passando de 260,9 mil para 236,9 mil, reflexo do menor número de dias úteis do mês passado, quando ocorreu feriado nacional de independência. Contudo, a retomada das atividades do setor se consolida na comparação com setembro de 2016, neste caso, há um aumento de 39,1%.

O estoque das montadoras encerrou setembro com 224,1 mil veículos, dos quais 151,8 mil estacionados nas concessionárias e os demais 72,3 mil nos pátios das fábricas, também somando leves e pesados. Este total, segundo a Anfavea, equivale a 34 dias de vendas, considerando a média de vendas do mês. “Estoques absolutamente normais; o mercado está bem abastecido”, observa Golfarb.

Na projeção revisada, a Anfavea espera produzir 2,7 milhões de veículos em 2017, o que representaria aumento de mais de 25% sobre o total fabricado no ano passado, que foi de 2,15 milhões. O volume esperado pela entidade também será maior que a média de produção dos últimos 10 anos, que foi de 2,31 milhões.

Assista abaixo à reportagem da ABTV sobre o desempenho da indústria automobilística até setembro:







Fonte: www.automotivebusiness.com.br 

Comentários desta notícia

Publicidade