Publicidade
MEIO FILTRANTE - Itaipu e FMASE promovem seminário sobre gestão ambiental no setor elétrico

Esta notícia já foi visualizada 209 vezes.

Itaipu e FMASE promovem seminário sobre gestão ambiental no setor elétrico

Data:28/11/2017

A Itaipu Binacional será a anfitriã de diversos debates relacionados à gestão ambiental em empresas do setor elétrico, de quinta (30) a sexta-feira (1º), no Cineteatro dos Barrageiros, na usina, em Foz do Iguaçu. Organizado pelo Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE), em parceria com a própria Itaipu, o seminário "O futuro da relação: Meio Ambiente e Setor Elétrico” reunirá cerca de 150 pessoas, entre especialistas e profissionais interessados no tema.

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, participará da abertura do evento, quinta-feira, às 14 horas.

O objetivo da Itaipu e do FMASE é mostrar, por meio do seminário, a sustentabilidade do setor elétrico para toda a sociedade, com destaque para as melhores práticas socioambientais desenvolvidas pelas empresas do ramo.

“Teremos especialistas do Brasil e do exterior, autoridades dos principais setores que lidam com essas questões, em debates de alto nível”, ressalta o presidente do FMASE, Ênio Marcus Brandão Fonseca. “Nosso temário inclui tecnologia, matriz energética, geração de renda, licenciamento ambiental, gestão de recursos hídricos e qualidade de vida.”

Segundo Fonseca, o seminário vai expor os ajustes que precisam ser feitos para dinamizar o setor, especialmente em relação às questões de regulação ambiental, que têm sido percebidas como um entrave ao desenvolvimento. “Vamos tratar de aspectos estratégicos e mostrar iniciativas de sucesso, como os cases da Itaipu Binacional, de Belo Monte e da colombiana ISAGEN”, afirmou.

Já confirmaram presença profissionais do setor elétrico, do poder público e privado, além de representantes de entidades do terceiro setor e da academia.

Programação

O evento será dividido em duas partes. No primeiro dia, na quinta-feira (30), serão promovidos painéis com os temas “Matriz Energética – Oportunidades para o setor”, “Desafios do Licenciamento Ambiental” e “Gestão Social, Desenvolvimento Regional e Tecnologia”. As mesas serão compostas por especialistas do Brasil e do exterior. Ao fim do dia, em um coquetel no Mirante Central da Itaipu, será lançado o livro “O Setor Elétrico e o Meio Ambiente”, cuja edição foi coordenada pelos especialistas Adriana Coli e Pedro Dias, do FMASE.

A programação do segundo dia, na sexta-feira (1º), prevê uma visita à usina hidrelétrica de Itaipu e uma apresentação sobre projetos socioambientais mantidos pela empresa na região.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários desta notícia

Publicidade