Publicidade
MEIO FILTRANTE - ABB e Kawasaki anunciam cooperação para automação de robô colaborativo

Esta notícia já foi visualizada 386 vezes.

ABB e Kawasaki anunciam cooperação para automação de robô colaborativo

Data:28/11/2017

Primeira parceria do mundo focada em “robôs colaborativos” e na criação de abordagens padrão à segurança, programação e comunicação do setor

A ABB e a Kawasaki Heavy Industries, dois fornecedores mundiais de robô e automação industrial, anunciaram hoje que unirão forças para dividir conhecimento e promover os benefícios dos robôs colaborativos, especialmente nos projetos de dois braços. A cooperação global terá início imediatamente.

Com a nova parceria, que é a primeira do mundo com foco em “robôs colaborativos” (ou cobots), as duas fabricantes continuarão produzindo e comercializando seus produtos de forma independente, mas trabalhando juntas em oportunidades técnicas e de divulgação. Essas oportunidades envolvem instruir os legisladores, as ONGs e o público em geral sobre os benefícios da automação colaborativa, além de criar abordagens padrão à segurança, programação e comunicação no setor.

A colaboração entre pessoas e robôs e máquinas e processos é cada vez mais importante, com a produção de diversos setores migrando de lotes maiores com pouca variação para baixos volumes com mix variado. Isso significa mais variabilidade e intervenção humana. A automação colaborativa permite que pessoas e robôs contribuam com seus pontos fortes distintos — pessoas oferecem conhecimento sobre o processo, percepções e improvisação para mudar, enquanto os robôs oferecem resistência inesgotável para tarefas repetitivas.

A cooperação também representa uma colaboração internacional, com a ABB sendo a maior fornecedora de robôs da Europa e a Kawasaki uma das gigantes da Ásia no ramo industrial. “A escala e o ritmo da mudança no mercado de robótica hoje é inimaginável”, afirmou Per Vegard Nerseth, diretor-geral da unidade de robótica da ABB. “Além das tecnologias por trás da automação colaborativa, há também a necessidade de criar novas formas de se trabalhar em conjunto e criar abordagens padrão à segurança, à programação e à comunicação no setor”.

“Robôs colaborativos, principalmente os com dois braços capazes de interagir com humanos, podem contribuir muito para a sociedade e ajudar o mundo a lidar com a falta de profissionais e o envelhecimento da força de trabalho. Vemos muito potencial na expansão de aplicações e processos colaborativos em que pessoas e tecnologia trabalham juntas para criar soluções”, disse Yasuhiko Hashimoto, diretor executivo e gerente geral da divisão de robôs da Kawasaki. “A parceria entre a ABB e a Kawasaki para criar automação colaborativa avançada e mais fácil de usar é uma ótima notícia.”

A ABB é conhecida como pioneira em automação colaborativa com o robô de dois braços YuMi, o primeiro robô verdadeiramente colaborativo do mundo. O YuMi possibilita que pessoas e robôs dividam tarefas comuns, como montar eletrônicos pequenos, com segurança.

A Kawasaki está oferecendo um inovador e singular robô SCARA de dois braços, o “duAro”, que foi desenvolvido com base na aplicação extensiva de conhecimento prático e que pode colaborar com segurança com humanos no ambiente de trabalho.

O primeiro trabalho dessa parceria será uma demonstração de um robô de dois braços colaborativo nos estandes IR3-56, IR5-22 e SR-82 da IREX, que acontecerá em Tóquio, Japão, de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2017.
 

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder nas tecnologias pioneiras de produtos para eletrificação, robótica, automação industrial e redes elétricas, atendendo globalmente a clientes de concessionárias de serviços públicos, indústria, transportes e infraestrutura. Dando continuidade a uma história de mais de 125 anos de inovações, hoje, a ABB dita o rumo da digitalização industrial e conduz a quarta revolução industrial e uma revolução energética. A ABB opera em mais de 100 países e conta com cerca de 136.000 colaboradores. www.abb.com

 

A ABB Robotics é pioneira em robôs industriais e colaborativos e serviços digitais avançados. Como um dos maiores fornecedores de robótica do mundo, temos presença em 53 países com mais de 100 unidades e entregamos mais de 300.000 soluções de robótica para os mais diversos setores e aplicações. Ajudamos nossos clientes a ter mais flexibilidade, eficiência, segurança e confiabilidade e ainda caminhamos rumo à fábrica conectada e colaborativa do futuro. www.abb.com/robotics

 

A Kawasaki foi fundada há mais de 120 anos e tem se desenvolvido em todo mundo com a criação de produtos revolucionários e com o trabalho conjunto, garantindo sinergias tecnológicas dentre suas diferentes divisões.

Hoje, a Kawasaki é conhecida como líder mundial em diversos setores e em inúmeras áreas, que envolvem produtos terrestres, marítimos e aéreos, oferecendo tecnologia de ponta para infraestrutura ambiental e energética, maquinário e robótica e diversos tipos de transporte marinho, ferroviário e aeroespacial a veículos de passeio, como motocicletas, e embarcações pessoais em todo o mundo, contando com cerca de 35.200 colaboradores. global.kawasaki.com

 

A Kawasaki Robotics é fornecedora líder de robôs industriais e sistemas de automação robóticos, contando com uma ampla linha de produtos, tendo entregado 170.000 robôs em cerca de 50 países. Pioneira no Japão, a Kawasaki comemora seu aniversário de 50 anos em 2017. Como um dos maiores fornecedoresde robótica do mundo, hoje estamos passando por uma transformação, de um fornecedor industrial a um fornecedor de robótica totalmente integrado. A Kawasaki é um provedor de soluções com conhecimento de aplicação profundo em negócios diversos e produtos terrestres, marítimos e aéreos. robotics.kawasaki.com

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários desta notícia

Publicidade